Após a morte de Francisco, Lula questiona demora para escolha de papa latino-americano: ‘Algo está errado’
Papa Francisco era argentino e morreu nessa segunda-feira (21), aos 88 anos. Ele esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos, e foi o primeiro pontífice latino-americano.
O presidente Luiz Inácio Lula [https://g1.globo.com/politica/politico/lula/] da Silva (PT) comentou nesta terça-feira (22) a demora da Igreja Católica em escolher um papa latino-americano [https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/21/bem-humorado-torcedor-do-san-lorenzo-e-primeiro-papa-latino-americano-conheca-a-trajetoria-de-francisco.ghtml]. Francisco, que morreu 88 anos nessa segunda-feira (21), foi o primeiro da história.
A fala do petista ocorreu durante a visita oficial do presidente do Chile, Gabriel Boric [https://g1.globo.com/tudo-sobre/gabriel-boric/], ao Brasil.
No pronunciamento, Lula questionou a falta de representatividade de países da América Latina e da África em grandes espaços de poder, e defendeu os mecanismos de integração.
“Nós precisamos pensar em diversificar a nossa relação. Porque senão a gente vai ficar mais um século pobre”, afirmou.
> “Há quantos anos existe a Igreja Católica, uns dois mil anos? E pela primeira vez um papa latino-americano? Na região mais católica do mundo. Algo está errado”, prosseguiu Lula.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Francisco foi o primeiro papa nascido na América Latina, e também o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor.
O pontífice ficou conhecido pelo seu perfil carismático e pelas reformas que promoveu na Igreja Católica.
Homenagens ao Papa Francisco em Buenos Aires