Após a Cúpula do Brics, Lula recebe o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada. Modi está em Brasília após participar do encontro do Brics no Rio de Janeiro, onde líderes discutiram temas como inteligência artificial e a COP 30.
Os líderes realizaram a reunião na residência oficial da Presidência, em Brasília, após participarem da cúpula do Brics no Rio de Janeiro. Brasil e Índia, ambos fundadores do bloco que reúne países de economias emergentes, discutiram parcerias digitais, infraestrutura pública digital, inteligência artificial, tecnologias emergentes e governança digital.
Segundo o Itamaraty, a pauta do encontro também incluiu a COP 30, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima, que será realizada em novembro em Belém, no Pará. Lula busca apoio de outros líderes para que o encontro tenha resultados concretos na área de políticas de combate às mudanças climáticas.
A visita de Modi ao Brasil marca os 80 anos de relações diplomáticas entre os dois países e segue a política externa de Lula, que busca ampliar o comércio com a Ásia, especialmente diante da guerra tarifária travada pelos Estados Unidos. A reunião no Alvorada acontece em meio a um novo capítulo na tensão com o presidente americano Donald Trump, que ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics.
Lula comentou a declaração em entrevista na segunda-feira (7), destacando que é uma atitude equivocada por parte do presidente dos EUA, que não deve fazer ameaças a outros países pelas redes sociais. “Não queremos imperador”, afirmou Lula. A relação entre Brasil e Índia, marcada por parcerias e cooperações, é celebrada durante a visita de Modi ao Brasil.