Abraço caloroso e agradecimento em discurso: Lula recebe presidente da Indonésia após tragédia com brasileira
Encontro entre chefes de Estado acontece 2 dias depois do sepultamento do corpo de Juliana Marins, que morreu após um acidente no Parque Nacional do Monte Rinjani.
Presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, é recebido pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a Cúpula de Líderes do BRICS no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro — Foto: Ueslei Marcelino/BRICS Brasil
Durante o discurso de abertura da 17ª Cúpula do Brics, na manhã deste domingo (6), o presidente Lula fez um “agradecimento especial” ao presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.
“Faço um agradecimento especial ao presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, que participa pela 1ª vez de uma cúpula do Brics, como membro pleno”, disse Lula.
A participação de Subianto acontece 2 dias após o sepultamento do corpo de Juliana Marins, brasileira que morreu após um acidente em um dos principais pontos turísticos da Indonésia, o Parque Nacional do Monte Rinjani.
Na chegada ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que sedia o encontro, Lula e Subianto trocaram abraços e posaram para fotos.
De acordo com o Jornal O Globo, a morte de Juliana deve ser um dos temas em discussão de uma reunião bilateral entre os chefes de Estado, prevista para acontecer na próxima quarta (9), em Brasília. A previsão é que Lula agradeça pelos esforços do governo indonésio nas buscas pela jovem.
O encontro aparece após os perfis nas redes sociais dos dois presidentes receberem uma chuva de comentários. Inicialmente, brasileiros cobraram de Subianto mais empenho das autoridades da Indonésia na busca por Juliana.
Os indonésios não gostaram. Poucos dias depois, indonésios foram ao perfil de Lula no Instagram para deixar mensagens em resposta às críticas.
Uma deles chegou a fazer referência ao incêndio e queda de um balão que matou 8 pessoas em Santa Catarina. “Sou de Sumatra andando de balão felizmente não queimado.”