Inicialmente inaugurada em 2022, a Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai, aberta por Bolsonaro, estava sem tráfego devido a entraves operacionais nas áreas de fiscalização e acesso. Construída a partir de um acordo entre os dois países em 2019, a obra teve a entrega adiada devido a atrasos nas infraestruturas de aduanas no lado paraguaio. Após a inauguração em dezembro de 2022, a falta de aduanas e acessos viários impediu a liberação do tráfego internacional. Para solucionar o problema, foi construída a Perimetral Leste no Brasil, enquanto as estruturas necessárias no Paraguai começaram a ser planejadas tardiamente. A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão, 470 metros de vão livre e mastros de até 190 metros de altura. Inicialmente projetada para caminhões, o uso foi ampliado para todos os veículos após estudos técnicos, contribuindo para o atraso na liberação. A expectativa é que a operação ocorra de forma gradual, iniciando com a passagem de caminhões vazios e ajudando a aliviar o tráfego na Ponte da Amizade, rota principal entre Brasil e Paraguai.




