Press "Enter" to skip to content

Lula retoma agenda em Brasília após cirurgia e deve focar em negociações pela PEC da Transição

Última atualização 26/11/2022 | 20:53

Uma semana após cirurgia na laringe, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva deve retornar a Brasília para cumprir agenda de compromissos. Neste domingo, 27, ele deve continuar a costurar negociações para conseguir aprovação da chamada PEC da Transição no Congresso. O texto que inclui gastos na proposta orçamentária para 2023 feita por Bolsonaro deve ser encaminhado ao Senado até a próxima terça-feira, 29. 

 

“Os dois grandes desafios que temos para que o país continue funcionando são a aprovação da PEC do Bolsa Família e o orçamento do próximo ano. Para que possamos focar na elaboração do orçamento, precisamos que a PEC seja aprovada no Senado e na Câmara até 10 de dezembro”, afirmou da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

 

A expectativa pelo retorno dele também ocorre pela confirmação de mais nomes no gabinete de transição, especificamente no eixo que vai intermediar a relação com militares. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anunciou durante evento neste sábado, 26, que o novo governo Lula quer rever a atual regra fiscal de ancoragem no teto de gastos. 

 

A ideia é fazer a ancoragem sobre a dívida. De acordo com ele, o atual modelo dificulta investimentos. Questões como definição de nomes de ministros e de lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado Federal também estão na lista de afazeres de Lula. Pelas redes sociais, Lula comentou a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo na última quarta-feira, 24. O petista estava levemente rouco, mas, aparentemente, bem.

Lula foi operado para retirar uma leucoplasia (manchas ou lesões) de uma das pregas vocais e ter a garganta avaliada detalhadamente. Uma das recomendações médicas é evitar falar, por isso foi adiado o retorno a Brasília, onde está sediado o gabinete de transição. Em 2011, ele enfrentou um câncer na mesma região. Um exame identificou que o tumor está em completa remissão e que a leucoplasia não aponta reinício da doença.