O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, revelou neste domingo (18) que Silvio Santos, apresentador e dono do SBT, falecido no sábado (17) aos 93 anos, o procurou para expressar medo de ser preso devido às fraudes no banco Panamericano.
As declarações foram feitas durante visita a sala de situação do Dataprev, onde se monitora a execução do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado “Enem dos Concursos”. Inicialmente, o presidente afirmou que só falaria sobre o concurso, mas abriu uma exceção para comentar a morte do apresentador.
Segundo Lula, Silvio o procurou durante seu segundo mandato, temendo ser preso.
“Eu posso contar uma coisa sobre a seriedade de Silvio Santos. Quando houve aquele golpe no banco Panamericano, Silvio Santos me procurou aqui, muito preocupado. Eu era presidente. Ele estava com medo de ser preso, e eu disse: ‘Silvio, primeiro, não há por que te prender. Nós vamos fazer a investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda, e vamos ver como resolver o problema'”, contou o presidente. “E o problema foi resolvido. Ele deu como garantia, inclusive, a televisão dele, coisa que muita gente não quer dar, o seu patrimônio. Mas ele deu”, completou.
Lula destacou a “seriedade” de Silvio Santos ao lidar com a crise no banco Panamericano, mencionando que o apresentador ofereceu seu patrimônio, incluindo a emissora de TV, como garantia.
Lula também relembrou que, em 1989, pediu a Silvio que desistisse da candidatura presidencial e elogiou a trajetória do comunicador, destacando-o como o maior apresentador da história brasileira, ao lado de Chacrinha. “Tem pessoas que não morrem”, declarou o presidente.
O presidente exaltou os programas apresentados por Silvio Santos e os transmitidos no SBT, afirmando que seu legado será sempre lembrado.
“Tem pessoas que não morrem. Eu penso que ele não morreu. Ele foi fazer uma viagem. Como acredito na existência de um outro mundo, melhor e mais justo, eu acho que Silvio Santos deve estar destinado para esse novo mundo”, concluiu Lula.