Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no RS

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Visita a abrigo em São Leopoldo - RS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio Grande do Sul, em sua terceira visita ao estado desde o início da tragédia que já deixou 149 mortos em razão das enchentes. Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados. Cerca de 80 mil pessoas deixaram suas casas.

“A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa, vai ter sua casinha”, disse ao desembarcar na Base Aérea de Canoas, ao lado de uma comitiva de ministros e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

O presidente Lula seguiu para São Leopoldo e visitou um abrigo da cidade. Na sequência, se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A previsão é que o presidente anuncie novas medidas para recuperação do estado. Entre elas está a liberação de um auxílio direto para as famílias desabrigadas e a criação de um ministério extraordinário de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, deve assumir o comando da nova pasta.

Sem luz

Mais de 253.830 residências e pontos comerciais estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, de acordo com boletim de infraestrutura divulgado pelo governo estadual na manhã desta quarta-feira (15). São 126,8 mil clientes da distribuidora Equatorial Energia (CEEE Equatorial) e 127 mil da Rio Grande Energia (RGE).

O boletim aponta que 136.382 clientes estão sem abastecimento de água tratada fornecido pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), devido às fortes chuvas que caíram no estado desde o fim de abril. O WhatsApp para atendimento das pessoas com falta de água nas torneiras é o (51) 99704-6644.

Sobre os serviços de telefonia e internet, ainda há problemas em seis municípios atendidos pela empresa de telecomunicações Vivo. E há outros dois municípios sem serviços da companhia Claro.

Desalojados

Já o boletim da Defesa Civil estadual sobre as enchentes, divulgado às 9h desta quarta-feira, mostra que mais de 614 mil pessoas ainda estão fora de suas residências, sendo 76.580 em abrigos e outras 538.245 desalojadas.

Foram confirmadas 149 mortes, 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. As inundações e enxurradas impactam 446 municípios do estado e afetaram de maneira direta ou indireta 2.124.553 moradores das cidades gaúchas, o que representa 19,51% do total da população do estado, de 10,88 milhões de habitantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Eliminação em A Fazenda: Aliados de Sidney têm batalha dura pela frente

Aliados de Sidney Sampaio, Vanessa Carvalho e Juninho Bill estão enfrentando uma batalha difícil na última roça de A Fazenda 16. A enquete do programa indicou que eles deverão deixar o reality, que também conta com Sacha Bali, Sidney Sampaio, Yuri Bonotto e Gui Vieira. Com a eliminação de dois peões na noite de terça-feira (17), o principal rival de Sidney Sampaio, galã de Alma Gêmea (2005), terá uma vantagem significativa.

Os fãs do programa estão agitados e ansiosos para saber quem será eliminado nesta roça decisiva. Vanessa Carvalho e Juninho Bill, aliados de Sidney Sampaio, estão enfrentando a possibilidade de deixar A Fazenda 16. Com a expectativa de uma disputa acirrada, a noite promete fortes emoções e reviravoltas.

A eliminação de dois participantes nessa roça torna a situação ainda mais tensa para os aliados de Sidney. Sacha Bali, Sidney Sampaio, Yuri Bonotto e Gui Vieira estão na disputa, o que aumenta a incerteza em relação aos resultados. Os telespectadores estão ligados no programa para acompanhar de perto os desdobramentos dessa roça decisiva.

A torcida dos fãs é intensa, com manifestações nas redes sociais e enquetes apontando possíveis eliminados. A reta final de A Fazenda 16 promete ser emocionante e cheia de surpresas, deixando os espectadores cada vez mais ansiosos. Sidney Sampaio e seus aliados estão enfrentando um desafio e tanto, com a possibilidade de ver membros importantes do grupo deixando o reality.

A dinâmica do programa promete agitar o público e os participantes, que lutam para permanecer na disputa até o fim. A Fazenda 16 está cada vez mais emocionante, com reviravoltas e estratégias sendo colocadas à prova. Somente os mais fortes e estrategistas conseguirão sobreviver nessa reta final, determinando quem será o grande vencedor desta edição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp