Lula se encontra com Maduro durante reuniões bilaterais na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se reunir nesta segunda-feira, 23, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A reunião está marcada para ocorrer em Buenos Aires, na Argentina, sendo a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse do cargo.

Os mandatários estão no país vizinho para participar do encontro da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcado para a tarde desta terça-feira, 24. O Brasil voltou a participar da Celac após a troca de governo.

O governo, porém, ainda não informou se haverá a assinatura de algum ato ou memorando, e se haverá pronunciamento após a reunião. Há a expectativa que Lula participe de seis reuniões bilaterais (entre dois países), incluindo um encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. As agendas, no entanto, não foram divulgadas. 

Agenda corrida 

Pela manhã, Lula se reúne com o presidente argentino, Alberto Fernández. Antes da reunião na Casa Rosada, Lula participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín. À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários do país. À noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner. Lula chegou à Argentina no domingo, 22. Em uma rede social, ele afirmou que pretende ‘retomar laços’. 

“O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul”.

Segundo o Planalto, a comitiva presidencial é formada por seis ministros, sendo eles: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Reforçar laços

O secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, afirmou que a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região.

Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos.

Chefe do executivo

Antes do embarque à Argentina, o presidente Lula transmitiu a função de chefe do Executivo ao vice-presidente, Geraldo Alckmin. É a primeira vez que Alckmin vai assumir as funções de presidente da República. Ele fica interinamente na função até Lula retornar do Uruguai.

Em uma rede social, Alckmin disse que “com orgulho e lealdade, assumo o governo, procurando honrar os compromissos de Lula com todos os brasileiros”.

Outras viagens

Na próxima quarta-feira, 25, Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou. Em fevereiro, Lula deve ir para os Estados Unidos. Em março, o presidente deve viajar para a China.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp