Lula se encontrou com Papa Leão XIV no Vaticano
O ex-presidente desembarcou em Roma no domingo para participar da Semana Mundial da Alimentação.
Lula se reuniu nessa segunda-feira (13) com Papa Leão XIV, no Vaticano. A primeira-dama Janja Lula da Silva também participou do encontro.
Lula chegou a Roma no domingo (12) para marcar presença na abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, um dos principais eventos anuais da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
Essa visita especial do presidente faz parte das celebrações dos 80 anos de criação da FAO e ocorre em um momento representativo, após o Brasil ser removido do Mapa da Fome, conforme o relatório SOFI 2025 divulgado em julho.
Ainda nessa segunda-feira (13), Lula encerrará a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na sede da FAO. Ele também participará da inauguração do espaço que abrigará o Mecanismo de Apoio da Aliança, funcionando como um secretariado da iniciativa.
Segundo Saulo Arantes Ceolin, coordenador-geral de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério das Relações Exteriores, a presença de Lula nos eventos reforça a relação estratégica e histórica entre o Brasil e a FAO.
Essa é a primeira vez que Lula se reúne com Papa Leão XIV, sucessor do Papa Francisco. O encontro entre os dois líderes foi planejado pelo governo brasileiro e articulado com o Vaticano.
Em mandatos anteriores, Lula já se encontrou com outros papas como João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Sua última visita a Roma foi em abril deste ano, para o velório do Papa Francisco, que faleceu em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca.