Lula se reúne com novo presidente de direita do Chile que durante viagem ao Panamá
José Antonio Kast foi eleito em dezembro e tem histórico de declarações críticas a Lula e a favor de Jair Bolsonaro.
Lula critica invasão dos EUA na Venezuela e diz que América Latina não vai baixar a cabeça [https://s01.video.glbimg.com/x240/14282544.jpg]
Lula critica invasão dos EUA na Venezuela e diz que América Latina não vai baixar a cabeça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reuniu nesta terça-feira (27) com José Antonio Kast, presidente de direita recém-eleito do Chile. A reunião bilateral ocorreu no hotel em que Lula está hospedado no Panamá.
É o primeiro encontro entre Lula e Kast. Eleito presidente do Chile em dezembro do ano passado, o novo líder chileno tem um histórico de declarações críticas ao presidente Lula e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Kast tomará posse em março.
Kast chegou ao local por volta das 20h20 (horário de Brasília) e até a última atualização desta reportagem, o encontro não havia acabado.
Antes de se encontrar com Kast, Lula afirmou ter conversado com o atual presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta terça-feira (27).
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, acena após uma reunião privada com o presidente da Argentina, Javier Milei. O político de direita foi o mais votado nas últimas eleições chilenas. Após a vitória, Lula usou as redes sociais para parabenizar o presidente eleito.
Ele afirmou que o Brasil seguiria “trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.
Lula e Kast estão no Panamá para participar do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que será nesta quarta-feira (28). O presidente brasileiro vai assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos, que estabelece regras de proteção de investimentos panamenhos no Brasil, e de brasileiros no Panamá. Esta é a primeira visita do presidente ao país no atual mandato. Também devem participar do evento os presidentes Rodrigo Paz, da Bolívia; e Daniel Noboa, do Equador. Além da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e do primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness.




