Em nova pesquisa revelada pela Datafolha nesta sexta-feira (17), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente das intenções de votos em 20222 com 44% durante o primeiro turno. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro mantém a segunda colocação, com 26% das intenções de voto.
Já no segundo turno, Lula venceria com 56% dos votos, enquanto Bolsonaro se mantém com 31%.
Os números do dois no primeiro turno se referem a um cenário onde Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) são incluídos como candidatos. De acordo com com a Datafolha, eles teriam 9%, 4% e 3% das intenções de voto, respectivamente.
Brancos e nulos somam 11%, e 2% não souberam responder. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, feita em julho, Lula aparecia com 46% das intenções de voto, Bolsonaro com 25%, Ciro com 8%, Doria com 5% e Mandetta com 4%.
Segundo turno
Em um dos cenários feitos pela Datafolha, o ex-presidente Lula lidera com 56% das intenções de votos. Enquanto Bolsonaro continua com o mesmo percentual da pesquisa anterior, 31%. Brancos e Nulos somam 13%, e quem não soube responde representa 1%.
Rejeição
Bolsonaro lidera o número de rejeições na pesquisa. O presidente tem o maior índice com 59%, dos eleitores afirmando que não votariam nele. Lula vem em segundo, com 38%, seguido por Doria, com 37%, e Ciro, com 30%.
A Datafolha entrevistou 3.667 pessoas com 16 anos ou mais, de forma presencial, em 190 cidade brasileiras, entre os dias 13 e 15 de setembro.