Lula será o presidente mais velho a deixar o cargo na história do Brasil

Em dezembro de 2026, ao final de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidente mais velho a deixar o cargo, aos 81 anos. O petista, atualmente com 79 anos, já é o mais velho a ocupar a Presidência da República. O recorde anterior era de Michel Temer (MDB), que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e governou até 2018 com 78 anos.

Por outro lado, o ex-presidente Fernando Collor (PRN), que sofreu um impeachment em 1992, é o mais jovem a terminar um mandato presidencial, com apenas 43 anos.

Lula, que ocupa o cargo pela terceira vez, nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 27 de outubro de 1945. Ele completou seu primeiro mandato em 2006 aos 61 anos e, ao deixar a Presidência em 2010 após o segundo mandato, tinha 65 anos.

Com relação à saúde, tema que pode ser debatido nas próximas eleições, Lula sofreu um acidente doméstico em outubro, quando caiu no banheiro e bateu a cabeça, o que o levou a fazer uma cirurgia de emergência após uma hemorragia intracraniana. Ele ficou internado por alguns dias, mas afirma estar bem de saúde e descarta comparações com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que, aos 81 anos, desistiu de buscar a reeleição após questionamentos sobre sua saúde.

Lula, que se diz com “o tesão de jovem”, repete ao longo de seu mandato que a idade não é um obstáculo para governar, afirmando que a governança não depende da juventude.

Em relação à sua saúde, o senador Jaques Wagner (PT-BA) declarou que o presidente está “muito bem conservado” para sua idade e que, caso decida concorrer novamente, isso não será um problema.

A lista de presidentes mais velhos ao fim de seus mandatos inclui Getúlio Vargas (72 anos), Ernesto Geisel (71 anos) e Fernando Henrique Cardoso (71 anos).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Duas mulheres são presas em Aparecida de Goiânia suspeitas de realizar ‘delivery’ de drogas

Duas mulheres, de 26 e 27 anos, foram presas na tarde da última quinta-feira, 2,  enquanto realizavam entregas de drogas no Bairro Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia. As suspeitas foram abordadas na entrada de uma residência onde pretendiam entregar entorpecentes a um cliente.

Durante a abordagem, elas indicaram aos policiais o local utilizado como depósito de drogas, situado no Setor Papillon Park. No imóvel, os agentes apreenderam mais de 30 kg de maconha, cinco porções de haxixe e 70 comprimidos de ecstasy. A operação foi coordenada com o apoio da equipe de inteligência do 2º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM).

Imagens feitas no local mostraram que as mulheres, que são casadas, possivelmente gerenciavam uma organização de distribuição de drogas. Os entorpecentes estavam separados em porções embaladas e identificadas com nomes de possíveis compradores.

As duas foram encaminhadas para a delegacia e serão processadas por tráfico de drogas. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) continuará as investigações para identificar outros membros da rede de distribuição, além de apurar a origem das substâncias apreendidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp