Press "Enter" to skip to content

Lula sobe a 44% e Bolsonaro mantém 35%, mostra pesquisa FSB/BTG Pactual

Última atualização 19/09/2022 | 09:54

Nova rodada de pesquisa FSB/BTG Pactual para a presidência da República, divulgada nesta segunda-feira, 19, aponta crescimento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-presidente chegou aos 44% das intenções de voto, contra 41% do levantamento anterior, publicado no último dia 12 de setembro. Jair Bolsonaro (PL), segue com os mesmos 35%.

O pedetista Ciro Gomes e a emedebista Simone Tebet apresentaram queda na preferência do eleitorado na comparação com a pesquisa anterior, mas, nos dois casos, dentro da chamada margem de erro. Ciro passou de 9% para 7% e Tebet de 7% para 5%. Somados, os demais candidatos tiveram 2%. Votos nulos ou em branco alcançaram 4%, e os eleitores indecisos totalizam 3%.

O levantamento considera o cenário estimulado, onde o entrevistado tem acesso prévio aos nomes dos candidatos. Para a pesquisa, o FSB ouviu dois mil eleitores, por telefone, entre 16 e 18 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07560/2022.

Cenário espontâneo

A pesquisa também considerou o cenário espontâneo, sem apresentação dos nomes dos postulantes aos entrevistados. Neste caso, tanto Lula, quanto Bolsonaro, cresceram. O petista passou de 39% para 42% e o atual presidente de 33% para 34%.

Ciro e Tebet tiveram queda também nesta modalidade. O ex-ministro foi de 6% para 4% e a senadora de 5% para 3%. Os outros candidatos permaneceram com 2% de citação. Votos nulos ou em branco também mantiveram 6%. E os eleitores indecisos somam agora 9%, contra 8% da pesquisa anterior.