O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, viveu um momento de preocupação no sábado, 19, após sofrer um acidente doméstico no Palácio do Alvorada. O incidente resultou em um ferimento na cabeça e o obrigou a cancelar sua viagem à Rússia para participar da cúpula dos Brics.
Segundo informações da assessoria do presidente, ele caiu e bateu a parte de trás da cabeça, o que exigiu sua imediata atenção médica. Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde foi atendido e submetido a exames, sendo orientado a evitar viagens aéreas de longa distância. No entanto, ele está bem e já retomou suas atividades, embora esteja sob observação médica. O presidente deve repetir exames de imagem nas próximas 72 horas para acompanhar a evolução do seu estado de saúde.
Com a ausência de Lula na cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi designado para chefiar a delegação brasileira. O chefe do Executivo irá participar da reunião de forma remota e está liberado para exercer outras atividades normais em Brasília.