Press "Enter" to skip to content

Lula tem 45% e Bolsonaro, 25%; aponta pesquisa Quaest/Genial

Última atualização 16/03/2022 | 08:37

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 2º pontos percentuais de frente sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). É o que aponta a pesquisa Quaest/Genial, divulgada nesta quarta-feira (15), em primeira mão, pela CNN. Nela, Lula tem 45% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro.

O pedetista Ciro Gomes é o terceiro candidato mais lembrado pelos eleitores, com 7%, seguido do ex-ministro Sergio Moro, que tem 6% da preferência, o que configura empate técnico. Outros nomes lembrados na pesquisa são os do governador de São Paulo, o tucano João Dória, que tem 2% das intenções de voto no cenário com o maior número de candidatos, número idêntico ao do deputado federal André Janones (Avante).

Única mulher pré-candidata à presidência, a senadora Simone Tebet (MDB) foi citada por 1% dos pesquisados, mesmo percentual obtido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele, no entanto, teria que deixar o PSDB para disputar o cargo, já que o nome do partido é o de João Dória. Felipe d’Ávila (Novo) foi citado, mas não alcançou 1%.

Como ficaria o segundo turno

A pesquisa simulou cinco cenários para o segundo turno das eleições 2022. Em todos eles, o ex-presidente Lula seria vitorioso. Contra o presidente Jair Bolsonaro os percentuais seriam de 54% a 32%. Na disputa contra Ciro Gomes, 51% a 23%. Já frente a Sergio Moro ficaria 53% a 26%. Com João Dória e Eduardo Leite: 56% a 15% e 57% a 15%, respectivamente.

Metodologia

A margem de erro da pesquisa Quaest/Genial é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi feito com duas mil pessoas a partir dos 16 anos – que são aquelas aptas a votar – em entrevistas face-a-face, entre os dias 10 e 13 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06693/2022.