Lula tem 45% e Bolsonaro, 25%; aponta pesquisa Quaest/Genial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 2º pontos percentuais de frente sobre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). É o que aponta a pesquisa Quaest/Genial, divulgada nesta quarta-feira (15), em primeira mão, pela CNN. Nela, Lula tem 45% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro.

O pedetista Ciro Gomes é o terceiro candidato mais lembrado pelos eleitores, com 7%, seguido do ex-ministro Sergio Moro, que tem 6% da preferência, o que configura empate técnico. Outros nomes lembrados na pesquisa são os do governador de São Paulo, o tucano João Dória, que tem 2% das intenções de voto no cenário com o maior número de candidatos, número idêntico ao do deputado federal André Janones (Avante).

Única mulher pré-candidata à presidência, a senadora Simone Tebet (MDB) foi citada por 1% dos pesquisados, mesmo percentual obtido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele, no entanto, teria que deixar o PSDB para disputar o cargo, já que o nome do partido é o de João Dória. Felipe d’Ávila (Novo) foi citado, mas não alcançou 1%.

Como ficaria o segundo turno

A pesquisa simulou cinco cenários para o segundo turno das eleições 2022. Em todos eles, o ex-presidente Lula seria vitorioso. Contra o presidente Jair Bolsonaro os percentuais seriam de 54% a 32%. Na disputa contra Ciro Gomes, 51% a 23%. Já frente a Sergio Moro ficaria 53% a 26%. Com João Dória e Eduardo Leite: 56% a 15% e 57% a 15%, respectivamente.

Metodologia

A margem de erro da pesquisa Quaest/Genial é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi feito com duas mil pessoas a partir dos 16 anos – que são aquelas aptas a votar – em entrevistas face-a-face, entre os dias 10 e 13 de março. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06693/2022.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aprovação a Caiado chega a 88%, mostra pesquisa Genial/Quaest

A nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12/12), revela que o governador Ronaldo Caiado continua com os índices de aprovação mais altos do Brasil, alcançando 88% no levantamento. A Quaest apresenta um panorama detalhado dos governos de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Pernambuco.

“É inegável a força que o governador tem em seu estado. Caiado deve ser um dos governadores mais bem avaliados do país”, afirmou o diretor da Quaest Felipe Nunes, ao comentar a pesquisa em seu perfil no X (antigo Twtter).

Apenas 9% dos entrevistados desaprovaram a gestão do goiano, enquanto 4% não responderam.

A Genial/Quaest também avaliou os governos estaduais em áreas específicas. Em Segurança Pública, a atuação do Governo de Goiás tem 71% de menções positivas (somatório de ‘ótimo’ e ‘bom’). Já na Educação, o percentual chega a 70%, e no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana, alcança 61%. Nos três setores, Caiado tem o governo mais bem avaliado entre todos os governadores incluídos na pesquisa.

A pesquisa também destaca o bom desempenho do governador de Goiás em áreas como Emprego e Renda, com 61% de avaliação positiva, e Habitação com aprovação de 59%.

Em segundo lugar na pesquisa Genial/Quaest aparece o governador do Paraná, Ratinho Jr., com 81% de aprovação. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ocupa o terceiro posto com 64%, seguido por Tarcísio de Freitas (SP), que registra 61%. Os governadores Jerônimo Rodrigues (BA) e Raquel Lyra (PE) possuem 54% de aprovação cada.

Em Goiás, a pesquisa Genial/Quaest entrevistou 1.100 eleitores. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desempenho

Na rodada anterior, divulgada pela Quaest em abril, Caiado também se destacava, com 86% de aprovação, 12% de desaprovação e 2% de pessoas que não responderam. A pesquisa mais recente confirma que o governador de Goiás segue com tendência de alta nos índices de aprovação, consolidando posição de destaque nacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp