Última atualização 23/09/2022 | 15:50
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amplia a frente sobre Jair Bolsonaro (PL), conforme aponta pesquisa Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, e divulgada nesta sexta-feira, 23. Nela, o petista aparece com 46% das intenções de voto no primeiro turno, contra 35% do principal adversário na corrida pelo Palácio do Planalto nas eleições de 2022.
Na comparação com o levantamento do instituto, divulgado no dia 4 de setembro, Lula subiu dois pontos percentuais, saltando de 43% para 46%. Já o presidente Bolsonaro permaneceu com os mesmos 35%, aponta pesquisa. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) oscilaram para baixo; o ex-ministro, de 9% para 7%, e a senadora, de 5% para 4%.
A também senadora Soraya Thronicke (União Brasil) aparece com 1% das intenções de voto. Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum entrevistado.
Brancos e nulos
Entre os 2 mil entrevistados, por telefone, na pesquisa Ipespe, votos em branco, nulos e eleitores que não pretendem votar em nenhum candidato somam 5%. Os que não souberam ou não quiseram responder são 2%. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de setembro.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o percentual de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.