Press "Enter" to skip to content

Segundo turno: Lula tem 49% e Bolsonaro 44%, aponta pesquisa Datafolha

Última atualização 07/10/2022 | 18:43

A primeira pesquisa Datafolha após o primeiro turno das eleições aponta que Lula (PT) está à frente de Bolsonaro (PL), somando 49% das intenções de voto, enquanto o atual presidente contabiliza 44%. A diferença percentual entre os candidatos é de 5%, semelhante à registrada pelas urnas no último domingo, 3. A corrida ao Palácio do Planalto tem ainda 2% de indecisos. O dado totaliza os votos nulos, brancos e indecisos. 

A margem de erro na pesquisa encomendada pela Globo e pela Folha de S. Paulo para o segundo turno é de dois pontos para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. O levantamento das intenções de voto foi realizado entre quarta-feira, 5, e sexta-feira, 7, desta semana com 2.884 pessoas em 170 municípios. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  é  número BR-02012/2022.

Na contagem com a métrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista conquista 53% dos eleitores. Bolsonaro ficaria nesse cenário com 47%. O resultado oficial das urnas na primeira rodada das eleições 2022 foi de 48,4% para o cabeça de chapa do PT e 43,2% para o candidato à reeleição.

A movimentação dos candidatos em busca de mais votos já resultou no apoio de ex-candidatos a presidente e governadores eleitos e em campanha para o segundo turno. Lula (PT) venceu em 14 estados e no exterior e Jair Bolsonaro (PL) em 12 estados e no Distrito Federal. Ciro (PDT) e Simone Tebet (MDB) declararam apoio a Lula. O governador reeleito em Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil),se manifestou a favor da eleição de Bolsonaro.