O resultados das eleições deve ter Lula (PT) como vencedor, segundo a Paraná Pesquisas. O petistas é apontado pelo instituto como o preferido de 50,4% dos eleitores, enquanto o segundo lugar na disputa presidencial ficaria Bolsonaro (PL) com 49,6% dos votos válidos (sem contagem dos votos brancos e nulos.). Com diferença de 0,08% e margem de erro de dois pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados.
A tendência de vitória apertada vem sendo apontada em diversos levantamentos. Às vésperas das eleições em segundo turno, o cenário de intenções de voto estimulado na modalidade total projeta Lula com 47,1% e Bolsonaro com 46,3%. A quantidade de pessoas optando por branco e nulo soma 3,4% e as que não sabem ou não quiseram responder alcançou 3,2%.
Essa estimativa foi calculada com base em entrevistas com 2.400 eleitores (1.128 homens e 1.272 mulheres) entre 26 e 28 de outubro. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09573/2022.
Somente o candidato com mais de 50% dos votos nas urnas vence as eleições deste domingo, 30. O Brasil tem 156.454.011, sendo cerca de 4,8 milhões em Goiás, o que torna o estado o 12º maior colégio eleitoral do País.
Perfil
A DataFolha montou um perfil dos eleitores de cada um dos presidenciáveis. Lula é preferido entre mulheres, jovens, eleitores menos escolarizados, pessoas com renda de até dois salários mínimos, católicos, pretos e nordestinos. Já Bolsonaro lidera entre os mais ricos, moradores do Sul e Centro-Oeste do País e evangélicos. Os dois candidatos empatam na escolha de homens, adultos de 25 a 34 anos, pessoas com média escolaridade e nas regiões Sudeste e Norte do Brasil.