Se as eleições fossem hoje, Lula (PT) seria eleito com 52% dos votos, segundo pesquisa PoderData. O adversário Bolsonaro (PL) teria 48% da preferência popular, o que dá uma vantagem de 4% sobre o adversário interessado em comandar o Palácio do Planalto. O levantamento entrevistou 5 mil pessoas entre os dias 09 e 11 de outubro. A margem de erros é de 1,5 ponto percentuais para mais ou para menos com confiança de 95%.
Os votos em branco ou nulos chegam a 6% e os indecisos em 2% já os totais fazem com que o petista fique com 48% da intenção dos eleitores, enquanto o atual presidente tenha 44% do eleitorado. O resultado é o mesmo da última pesquisa do instituto divulgada na semana passada, em 06 de outubro. O atual levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09241/2022.
A tendência de vitória do ex-presidente Lula também foi apresentada na pesquisa Datafolha publicada em 07 de outubro. Nela, o petista está à frente de Bolsonaro (PL), somando 49% das intenções de voto, enquanto o atual presidente contabiliza 44%. A diferença percentual entre os candidatos é de 5%, semelhante à registrada pelas urnas no domingo de eleições, no dia 03. A corrida ao Palácio do Planalto tem ainda 2% de indecisos. O dado totaliza os votos nulos, brancos e indecisos.
Faltando pouco mais de duas semanas para o segundo turno, os candidatos estão lutando para conquistar os brasileiros de diversas regiões do País, especialmente naquelas em que o resultado das urnas não foi favorável. A movimentação dos candidatos em busca de mais votos já resultou no apoio de ex-candidatos a presidente e governadores eleitos e em campanha para o segundo turno. Lula venceu em 14 estados e no exterior e Jair Bolsonaro em 12 estados e no Distrito Federal.