Press "Enter" to skip to content

Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno em 2022, diz pesquisa

Última atualização 25/06/2021 | 10:05

Em uma nova pesquisa feita pelo Ipec sobre a corrida eleitoral pela presidência em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu na frente como candidato que poderia vencer ainda no primeiro turno. Ás informações são da Folha de S. Paulo.

O ex-presidente, Lula, aparece na frente com 49% das intenções de votos durante o primeiro turno. Logo atrás se encontra o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 23% das intenções.

Na sequências, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7% e o governador paulista, João Doria (PSDB), com 5% das intenções de voto. Já o ex-ministro da Saúde, Mandetta (DEM) marcou 3%. Outros 10% disseram preferir votar em branco ou nulo. 3% não responderam.

Aprovação do governo de Bolsonaro

Além das intenções de votos, o instituto também mediu o nível de aprovação do atual governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa, a reprovação avançou dez pontos de fevereiro até agora, passando de 39% para 49%. Já a aprovação recuou de 28% para 24%.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas de 17 a 21 de junho em 141 municípios do país. O Ipec foi fundado em 2021 por ex-integrantes do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Essa é a segunda pesquisa que aponta Lula na liderança para as eleições de 22. Em maio desde ano, o Datafolha mostrou que o ex-presidente poderia ir ao segundo turno com uma margem confortável e venceria Bolsonaro na segunda etapa. O petista alcançava 41% das intenções de votos no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro.