Lula viaja ao Egito para a COP 27, encontro mundial sobre clima

Lula viaja ao Egito para participar da COP 27, encontro mundial sobre clima

Depois de vencer as eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu início às articulações políticas para o mandato que começa em 1º de janeiro de 2023. Além de conversas internas com representantes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito começa as discussões com o cenário internacional. Com isso em mente, o petista viajou para o Egito a fim de participar da COP 27.

A viagem de Lula ao COP 27

A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP 27, é um grande evento anual para o enfrentamento das mudanças climáticas. O encontro reúne representantes de dezenas de países do mundo. Neste ano, Lula estará presente como futuro presidente do Brasil.

A COP 27 começou no dia 6 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. A temática da África está em primeiro plano, pela vontade dos egípcios de dar voz às reivindicações do continente, assim como as repercussões da Guerra na Ucrânia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o da China, Xi Jinping, decidiram não ir. Joe Biden, dos Estados Unidos, aceitou. A COP 27 possui um fórum com os representantes de cada país. Lula não participa dessa parte da reunião, pois ainda não assumiu a posse, mas ainda assim estará presente em conversas com o cenário internacional.

O presidente eleito do Brasil embarcou na manhã desta segunda-feira, 14, saindo de São Paulo. “Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, escreveu Lula, nas redes sociais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp