Depois de vencer as eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já deu início às articulações políticas para o mandato que começa em 1º de janeiro de 2023. Além de conversas internas com representantes da Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente eleito começa as discussões com o cenário internacional. Com isso em mente, o petista viajou para o Egito a fim de participar da COP 27.
A viagem de Lula ao COP 27
A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP 27, é um grande evento anual para o enfrentamento das mudanças climáticas. O encontro reúne representantes de dezenas de países do mundo. Neste ano, Lula estará presente como futuro presidente do Brasil.
A COP 27 começou no dia 6 de novembro, em Sharm el-Sheikh, no Egito. A temática da África está em primeiro plano, pela vontade dos egípcios de dar voz às reivindicações do continente, assim como as repercussões da Guerra na Ucrânia.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o da China, Xi Jinping, decidiram não ir. Joe Biden, dos Estados Unidos, aceitou. A COP 27 possui um fórum com os representantes de cada país. Lula não participa dessa parte da reunião, pois ainda não assumiu a posse, mas ainda assim estará presente em conversas com o cenário internacional.
O presidente eleito do Brasil embarcou na manhã desta segunda-feira, 14, saindo de São Paulo. “Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”, escreveu Lula, nas redes sociais.