Press "Enter" to skip to content

“Luta é para garantir às crianças a formação adequada na idade certa”, diz Caiado ao entregar kit educacional

“Não tem aluno do município ou do Estado. Tem estudante em Goiás que precisa do apoio de todos nós”, destacou o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (18/10), durante a entrega de kit literários do Programa AlfaMais Goiás, que vão beneficiar os 246 municípios do estado. O chefe do Executivo ressaltou que a entrega é um avanço no processo de alfabetização porque o material será destinado para o ensino infantil. O fundamental já foi contemplado anteriormente.

Para esta nova etapa de distribuição, o Governo de Goiás investiu R$ 5,8 milhões, com o objetivo de garantir que até a segunda série do ensino fundamental os pequenos consigam ler e escrever. “Isso que estamos fazendo é fundamental, é a maior luta que se tem hoje no Brasil: garantir às crianças a formação adequada na idade certa. Isso é um desafio. A maioria não consegue atingir esse patamar, o que é inadmissível para nós que temos de cuidar de uma educação de qualidade”, explicou Caiado.

O governador ainda salientou que a distribuição dos kits para todos os municípios vai propiciar a unificação da grade curricular. “O que permite condições para o estudante atingir a boa qualidade de educação, sem nenhum desnível de um município em detrimento do outro”, reforçou o chefe do Executivo, que fez a entrega simbólica dos materiais durante o II Encontro Formativo do Programa AlfaMais Goiás.

Para a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, os avanços alcançados do programa AlfaMais Goiás representam o compromisso da atual gestão com a educação. “Existe cooperação entre o governo e as prefeituras. Fazemos tudo juntos. Isso só faz quem é desprendido de vaidade e recursos financeiros, porque você pode muito bem ter a opção, como a maioria dos governos fazem, de cuidar da sua própria rede. Ou você pode ser parceiro dos prefeitos e construir um povo muito mais instruído, que é o que o nosso governador optou por fazer”, pontuou Gavioli.

O prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade Oliveira, conhecido como Carlão da Fox, agradeceu o esforço do governo estadual pela educação e a contribuição para os ensinos infantil e fundamental, que é de responsabilidade dos municípios. “Esta é uma ação que não depende do governo do Estado, mas o governador, como sempre, demonstra que é parceiro, está nos ajudando no primeiro e segundo ano do ensino fundamental e, agora, no ensino infantil”, afirmou.

Sistema Informatizado

Gestores de finanças das cidades também participaram do evento, com o compromisso de conhecerem o Sistema do AlfaMais Goiás (Siam), desenvolvido pelas Superintendências de Educação Infantil e Ensino Fundamental e a de Tecnologia da Seduc/GO. O objetivo do Siam é acompanhar a aprendizagem dos estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental e supervisionar os resultados da premiação das escolas.

A programação do Encontro Formativo contou ainda com duas palestras. Na primeira, “O Saego e as Políticas de Responsabilização: vinculação do ICMS na perspectiva da qualidade e equidade na educação goiana”, o especialista Anderson Araújo explicou como as políticas de incentivo à educação do governo goiano exemplificam o compromisso com o futuro do estado. Em seguida, Isaltino Alves Barbosa falou sobre a “Avaliação Educacional e as Políticas de Responsabilização: novos paradigmas de gestão de educação pública”.