Luzes misteriosas nos céus após lançamentos: saiba o que são e por que intrigam as pessoas

luzes-misteriosas-nos-ceus-apos-lancamentos3A-saiba-o-que-sao-e-por-que-intrigam-as-pessoas

Luzes misteriosas após lançamentos espaciais intrigam observadores dos céus

Espirais e “águas-vivas” luminosas nos céus após lançamentos de foguetes da SpaceX chamam atenção de milhões de pessoas na Europa e América do Norte

As formas podem parecer surgir do nada: uma espiral ondulante em forma de S cruzando os céus europeus ou um orbe brilhante pairando sobre a costa norte-americana.

Esses estranhos espetáculos de luz são características conhecidas dos lançamentos de foguetes há anos. Mas à medida que a humanidade aumenta rapidamente o número de objetos propulsionados ao espaço, mais pessoas estão testemunhando involuntariamente esses fenômenos.

“Não estamos acostumados a ver coisas que acontecem no espaço nessas densidades (atmosféricas) muito baixas”, disse Jonathan McDowell, astrofísico e astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, referindo-se à atmosfera rarefeita que existe em grandes altitudes e na órbita da Terra.

Quando um foguete SpaceX Falcon 9 decolou da Flórida na semana passada – voando para nordeste em direção à órbita terrestre para entregar um satélite espião para o exército americano – proporcionou um espetáculo para milhões de pessoas no Reino Unido e no continente europeu. Logo após o lançamento, usuários das redes sociais começaram a relatar “formas estranhas” dançando no céu.

A cena foi “provavelmente causada pelo foguete SpaceX Falcon 9”, segundo uma publicação no DE compartilhada pelo Met Office, serviço meteorológico nacional britânico, após o lançamento.

As imagens virais lembravam o fenômeno da “água-viva” que tem acompanhado alguns lançamentos da SpaceX na Flórida e na Califórnia. Visível das costas norte-americanas, a “água-viva” é marcada por um enorme rastro de luz em forma de lágrima que cresce e se estende conforme o foguete voa.

Apesar de suas semelhanças, no entanto, especialistas afirmaram que os fenômenos da água-viva e da espiral são distintos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp