Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, protagoniza a primeira das 15 encenações das batalhas entre mouros e cristãos integrantes do Circuito das Cavalhadas 2025. A programação começa na sexta-feira (30/5), às 18h30, com a Missa de Envio dos Cavaleiros, na Capela do Divino Espírito Santo e tem o seu ponto alto no sábado (31/5), com o desfile às 16h e a batalha às 17h no Ginásio de Esportes José de Araújo Leite.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, apoia as prefeituras que realizam a festividade com um investimento de R$ 4,4 milhões. O recurso tem como objetivo fortalecer a estrutura de arquibancadas, tendas, banheiros e toda a montagem necessária para atendimento ao público nas cidades participantes do circuito. “É um festejo que aquece o setor hoteleiro, de bares e restaurantes do município, além de resgatar e valorizar uma importante tradição. Isso mostra como as Cavalhadas são importantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural dessas cidades”, pontuou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
No município de Luziânia, as Cavalhadas foram retomadas em 2023 após um hiato de 17 anos. Em seu terceiro ano de retomada, a Associação das Cavalhadas de Luziânia tem trabalhado no fortalecimento de sua apresentação ao longo de todo o ano. Seja na preparação das indumentárias de seus cavaleiros e nos ensaios, seja na participação dos festejos em outras cidades, como em Silvânia, município que em 2024 também viveu sua retomada e contou com o suporte do grupo de cavaleiros da cidade.
Além da preparação direta dos participantes do festejo, a Prefeitura de Luziânia tem trabalhado na educação patrimonial dentro da rede municipal de ensino. Para isso, atividades lúdicas sobre a tradição goiana têm sido apresentadas nas unidades de ensino promovendo a salvaguarda deste histórico festejo. “O suporte do Governo de Goiás tem sido fundamental para o aperfeiçoamento das nossas tradições. Teremos uma grande e bonita festa em que fé e cultura exemplificam parte da identidade goiana”, explicou o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto.
História
As primeiras Cavalhadas do Estado de Goiás aconteceram no Arraial de Santa Luzia, hoje Luziânia, no ano de 1751, unindo elementos teatrais, históricos, culturais e religiosos. A ideia dessa tradição é reviver artisticamente as batalhas medievais entre cavaleiros cristãos e mouros ocorridas entre os séculos IX e XV, com direito a trajes típicos, inclusive para os cavalos que participam da encenação. Há ainda, em algumas cidades, a presença dos Mascarados, que representam o povo saindo às ruas e promovendo algazarras.