Mabel garante destinação de verba para Memorial Iris Rezende

O funcionamento do Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro está garantido na gestão de Sandro Mabel (União Brasil). O prefeito eleito visitou o museu acompanhado de Ana Paula Rezende, que apresentou o espaço dedicado à memória de seu pai. Iris foi um dos maiores políticos do Brasil e a população merece conhecer essa história tão importante, destacou Mabel.
 
Sandro Mabel elogiou o espaço, que tem como objetivo contar a história de vida e trabalho do político de maneira interativa e imersiva. Em uma das salas, por exemplo, telas apresentarão a história que poderão ser acompanhadas com óculos 3D. Outra sala apresentará um holograma do próprio Iris Rezende dando boas-vindas e conversando com os visitantes. ”O projeto está espetacular e a população merece conhecer a trajetória do nosso querido Iris”, afirmou.
 
Ana Paula Rezende ressalta que o memorial tem a meta de inspirar a juventude que deseja fazer boa política. ”Quem entrar por essas portas sairá diferente. Goiás teve um dos maiores políticos do país e nosso dever é eternizar sua história como referência para futuras gerações”, justificou Ana Paula.
 
O memorial também terá objetos, roupas, mobiliário e outros itens que foram importantes na história do político, como os tênis de corrida e botinas usadas nos mutirões. Uma parte do museu contará a história de ris de Araújo e outra, da Vila Mutirão. ”Meu pai tem ligação com quase 80% das obras de infraestrutura da cidade. Vamos apresentar isso tudo de maneira interativa e imersiva. Temos historiadores e pesquisadores levantando tudo que ele fez para que o museu também sirva como referência de pesquisa”, detalhou Ana Paula.
 
Com o compromisso do prefeito eleito, Ana Paula planeja inaugurar o espaço o quanto antes. ”Sandro Mabel conheceu meu pai, conheceu sua história e entende a importância deste memorial. Ficamos muito felizes com a sensibilidade dele e esperamos que logo toda a população não só de Goiânia possa visitar o memorial pronto”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp