O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou, nesta sexta-feira (24/10), da assinatura da sanção da lei municipal que altera o nome da Avenida Progresso, no Setor Jaó, para Avenida Dr. Licínio Leal Barbosa, em homenagem à trajetória de destaque do jurista e educador, falecido em março deste ano.
O projeto de lei de número 196/2025, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo, reconhece a relevância pública do doutor em Direito, cuja contribuição abrange os campos jurídico, acadêmico e social. A cerimônia contou ainda com a presença do vereador Wellington Bessa, do deputado estadual Coronel Adailton e da família do homenageado.
Durante o evento, Mabel destacou a importância da homenagem e o legado de Licínio Leal Barbosa. “Licínio ensinou muita gente, muitos advogados. Ele era uma pessoa muito firme, muito austera nas coisas dele, então é uma pessoa que eu sinto uma admiração especial. Quando eu vi essa homenagem, me senti muito feliz. É uma honra e alegria participar deste momento que celebra a trajetória de um homem que deixou marcas profundas na formação de gerações de juristas, não só em Goiânia, mas também em todo Brasil, neste dia de comemoração aos 92 anos de Goiânia”, afirmou.
Abadia Elizete Silva Leal Barbosa representou a família e expressou gratidão pela homenagem ao esposo. “Licínio doou a união, transmitiu sabedoria e humildade. A família está feliz com esta homenagem de hoje – é o nosso reconhecimento a um homem justo e forte. Estamos felizes por ver a memória dele ser lembrada desta forma. Agradecemos ao prefeito Sandro Mabel e à Câmara Municipal por esta lei, que eterniza o nome de um homem dedicado à educação, à justiça e à Maçonaria”, disse.
O Grande Inspetor Litúrgico José Carlos Ferreira dos Santos, da 1ª Inspetoria Litúrgica do Estado de Goiás, reforçou o impacto da trajetória de Licínio na comunidade maçônica, acadêmica e jurídica. “Uma pessoa de fibra e de força. Este ato é simbólico e significativo para todos os advogados, professores e irmãos maçons que tiveram a oportunidade de aprender e conviver com o Dr. Licínio. Ele dedicou sua vida à formação de pessoas e à defesa da justiça, deixando um exemplo a ser seguido”, afirmou.
Quem foi Licínio Leal Barbosa
Licínio Leal Barbosa formou-se em Direito na primeira turma da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1964, onde também atuou como livre-docente e professor titular. Doutor em Direito Penal, foi diretor da Faculdade de Direito entre 1980 e 1986, além de coordenador do Mestrado em Direito, com destaque na implantação dos cursos de Direito Agrário e Ciências Penais.
Autor de mais de 20 livros, presidiu o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, foi membro da Academia Goiana de Letras Jurídicas e da Academia Goiana de Letras, além de ser o nono Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás




