Press "Enter" to skip to content

MAC e Arte Plena celebram parceria com ocupação do museu

Última atualização 28/02/2024 | 15:24

Quatro meses repletos de mostras e ações artísticas, com ênfase em temas relevantes e importantes artistas brasileiros. Essa é a proposta da parceria entre o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e a Arte Plena Produção em Cultura para ocupação artística do espaço, situado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), já a partir da próxima terça-feira, 5.

A iniciativa é fruto do edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, sob gestão da Secretaria de Cultura e Secretaria da Retomada de Goiás, e promete. Programada para o período de março a junho, a ocupação será dividida em dois módulos principais: “Percursos Plurais” e “Presente e Futuro”.

O primeiro módulo, intitulado “Percursos Plurais”, apresenta oito montagens simultâneas, incluindo uma mostra itinerante de Arthur Bispo do Rosário em parceria com o Sesc Goiás, homenagem ao performer Mauricinho Hippie, a artista Yashira e exposições de Gilva Cabral, Iza Costa, Mulheres Gravadoras, Anna Carolina Cruz, Ana Rita Rodrigues, e o grupo independente de fotógrafos do Deriva do Bem.

Sandro Tôrres, um dos curadores do projeto, destaca a responsabilidade de ocupar um museu público, ressaltando a importância de pensar na diversidade e nas múltiplas formas de expressão. “A curadoria olhou para os acervos particulares e públicos, para as questões consonantes e para as formas de expor as narrativas, cuidando da preservação de legados e futuras postulações”, afirma

Já para Antonio da Mata, outro curador do projeto, a inciativa enfatiza o eixo curatorial, que contempla questões contemporâneas com recorte ampliado. “Trazendo para as luzes do museu alguns artistas locais que transcenderam seus legados como personagens emblemáticos e vanguardistas em seus contextos”, acrescenta.

Durante toda a mostra, serão oferecidas ações educativas e visitas guiadas para otimizar a experiência da fruição da arte. O museu, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, é de acesso gratuito, aberto a todos os públicos, e se destaca como um dos cartões postais da cidade, palco de diversas manifestações artísticas.

Em nota, a Arte Plena, organizadora da FARGO, expressou “orgulho em realizar essa ocupação em um espaço que conhece tão bem, contando com um time diversificado de colaboradores, incluindo curadores, fotógrafos, montadores, coordenadores de conteúdo, profissionais de expografia, jornalistas e outros especialistas”.

Serviço

Arte Plena Ocupa MAC

MAC GOIÁS – CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER, GO 020, KM 01

Módulo I- Percursos Plurais – Mostra Coletiva

Curadoria: Antonio da Mata e Sandro Tôrres

Abertura: 05/março – 18 às 21 h, no MAC

Visitação: 06/março a 28/abril/2024 – das 14 às 20 h

Contato: 62 98414-9617 – Wanessa Cruz

Instagram: @casaarteplena