A luta de um macaco-prego para escapar da morte, ao ser estrangulado por uma cobra sucuri, viralizou nas redes sociais. O vídeo gravado em agosto de 2022, na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está comovendo internautas ao mostrar o desespero do animal.
Nas imagens, o primata geme e se agarra as margens do rio Formoso, na esperança de se desprender da serpente, que o aperta cada vez mais. A cena foi presenciada por turistas, que faziam passeio pelo local.
Ao fundo da gravação é possível ouvir gritos e orientações para que as pessoas não interajam com os animais. “Não pode mexer, não pode mexer”, diz uma das pessoas no local.
Mas houve quem se comovesse com a situação pediram para que o animal fosse resgatado. “Tadinho, ele está desesperado, tem criança aqui que vai ver ele morrer, coitado”, interferiram.
No fim do vídeo é possível ver algumas pessoas puxando a cobra do rio para desvencilhar os animais. Conforme apurado pelo g1, ambos os animais foram soltos a natureza.
De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, o correto é não interferir. “Sucuris se alimentam de macacos, existem vários relatos e registros, no entanto, mesmo sabendo que é algo natural, as pessoas se comovem em ver uma cena dessas, mas não devemos esquecer que interferir na vida de um animal silvestre é errado”, alerta.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)