Maduro decreta emergência econômica para proteger Venezuela da guerra comercial dos EUA

maduro-decreta-emergencia-economica-para-proteger-venezuela-da-guerra-comercial-dos-eua

Maduro decreta emergência econômica na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou, nesta terça-feira (8/4), emergência econômica no país. A medida, conforme o mandatário, visa a proteger o país da “guerra comercial e econômica e contra a DE” iniciada pelos Estados Unidos.

Conforme Maduro, o objetivo é “proteger integralmente todos os setores produtivos e garantir equilíbrio, harmonia, capacidade, resistência e recuperação, frente às circunstâncias que se apresentam no mundo”.

A medida concede a Maduro, pelo período de dois meses, a faculdade de “adicionar distintas modalidades de políticas públicas” para proteger a economia venezuelana. Uma das ações descritas no texto é a suspensão da cobrança de todos os tributos, sejam nacionais, estaduais ou municipais. O texto do decreto foi encaminhado para a Assembleia Nacional para apreciação dos parlamentares venezuelanos.

A guerra comercial deflagrada por Donald Trump foi classificada por Maduro como “inédita” e algo que é uma ameaça de agressão comercial contra o país dele, assim como para o mundo.

O “tarifaço” de Donald Trump foi iniciado na última quarta-feira (2/8). Trump impôs tarifas a mais de cem países. A tarifa ampla aplicada à Venezuela é de 15%. No entanto, o país já havia sido afetado, desde março, com a taxação de 25% dos países que comprarem petróleo dos venezuelanos.

Maduro tomou essa decisão visando a proteção da economia venezuelana diante da “guerra comercial” deflagrada pelos Estados Unidos. A medida permitirá a implementação de políticas públicas para garantir a estabilidade e recuperação do país em meio às circunstâncias globais. A suspensão temporária da cobrança de tributos é uma das ações emergenciais propostas, demonstrando a preocupação do governo em proteger os setores produtivos da Venezuela. A Assembleia Nacional terá papel fundamental na aprovação do decreto, o qual visa a minimizar os impactos da agressão comercial promovida por Trump. Este cenário global turbulento exigirá medidas rápidas e eficazes para manter a economia venezuelana resistente e em equilíbrio durante esse período desafiador.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp