Mãe compartilha formatura de siamesas separadas: Heloá e Valentina felizes na escola

mae-compartilha-formatura-de-siamesas-separadas3A-heloa-e-valentina-felizes-na-escola

Heloá e Valentina: mãe compartilha rotina de siamesas separadas após quase três anos de cirurgia

Atualmente recuperadas, as gêmeas estão indo para a escola e participaram da cerimônia de formatura do Jardim II. Elas nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia.

Mãe compartilha a formatura das siamesas separadas Heloá e Valentina

A mãe das gêmeas siamesas separadas Heloá e Valentina compartilha nas redes sociais a rotina das filhas quase três anos após a cirurgia. Elas nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Agora, recuperadas, comemoram a formatura na escola e dançam suas músicas favoritas.

Atualmente recuperadas, as gêmeas passaram a ir à escola. Neste mês de dezembro, Heloá e Valentina participaram de uma cerimônia de formatura do Jardim II e vão estudar no 1º ano do Ensino Fundamental em 2026 (confira a formatura no vídeo acima).

1 de 2 Mãe compartilha rotina das siamesas separadas Heloá e Valentina quase três anos após cirurgia — Foto: Reprodução/Instagram de Heloá, Valentina e Kayla

Entre as publicações, Waldirene do Prado, mãe das meninas, mostra como foi a ida ao dentista após o primeiro dente da Valentina cair, as brincadeiras no dia das crianças, o penteado das gêmeas para o dia do cabelo maluco e a festa de aniversário em outubro. Em um vídeo, a mãe mostra as meninas dançando ao som de “Não era love”, de Luan Pereira, MC Tuto e Grelo (veja abaixo).

Recentemente, as gêmeas adotaram um animal de estimação inusitado: uma galinha. Com a irmã mais velha, Kayla, as gêmeas deram o nome de “Boneca” para a ave. Nas postagens, as meninas brincam e até dormem com a galinha.

2 de 2 Mãe compartilha rotina das siamesas separadas Heloá e Valentina quase três anos após cirurgia — Foto: Reprodução/Instagram de Heloá, Valentina e Kayla

LEIA TAMBÉM:

Siamesas separadas em hospital de Goiânia, Heloá e Valentina recebem alta da UTI
Após cirurgia com duração de mais de 10 horas, siamesas Valentina e Heloá são separadas em Goiânia
VÍDEO: Gêmeas Heloá e Valentina vão à escola pela primeira vez um ano após cirurgia de separação

ANTES DE SEREM SEPARADAS

Heloá e Valentina nasceram pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. A cirurgia de separação foi realizada em janeiro de 2023, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), envolvendo cerca de 200 profissionais.

Segundo o médico Zacharias, o quadro de Valentina exigiu mais atenção da equipe depois da cirurgia, pois ela ficou em coma induzido por 28 dias.

> “Ela precisou ser reoperada, teve um problema pulmonar severo. Depois teve outro problema neurológico mais severo. Ela ficou em coma e, de repente, ela acordou e começou a ter uma evolução progressiva e satisfatória”, contou.

As gêmeas receberam alta do Hecad, em março de 2023, e retornaram para casa, em Morrinhos, no sul de Goiás. Ao receberem a alta hospitalar, a mãe relembrou que, em outro hospital, chegaram a dizer que os pais teriam que escolher entre as filhas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp