Mãe investigada por expulsar filho de 10 anos, hiperativo, de casa, em Jaraguá

menino de 10 anos é expulso

Uma mãe foi presa suspeita de expulsar o filho de 10 anos de casa por ele ser hiperativo. O caso aconteceu em Jaraguá, no último sábado (20). O menino foi encontrado por uma equipe da Polícia Militar (PM) deitado sozinho em uma calçada em frente a residência.

De acordo com a PM, assim que os policiais encontraram a criança, perguntaram porque ela estava na rua. Foi então que o menino explicou que a mãe não queria abrir o portão para que ele entrasse. A partir disso, os militares acionaram a sirene da viatura até que a mulher saísse de casa.

Assim que viu o filho do lado de fora, a mulher voltou a mandar que ele fosse embora. Policiais presenciaram a cena e afirmaram que a mulher estava visivelmente embriagada.

Aos policiais, a mulher contou que tirou o menino de casa porque a criança é hiperativa. Diante do flagrante, os policiais encaminharam a mulher até a delegacia de Jaraguá, onde ela foi atuada em flagrante por abandono de incapaz.

Conforme a PM, após a finalização da ocorrência, o menino ficou sob cuidados do Conselho Tutelar de Jaraguá. O órgão informou apenas que a criança foi entregue aos cuidados do pai.

O que é hiperatividade?

De acordo com especialistas, pessoas com hiperatividade costumam a ter dificuldades de concentração e possuem excesso de atividade motora. O problema consiste, basicamente, em comportamento fora do comum.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos