Mãe pede ajuda para conseguir respirador para filho de 5 anos com paralisia motora em Uruana

A dona de casa Lorena Lorrany Maciel Ribeiro, de 28 anos, luta para tentar melhorar a qualidade de vida do filho Arthur Melchior Maciel Ribeiro, de 5 anos, que tem paralisia motora. A família vive em Uruana, na região central de Goiás, e tenta conseguir o serviço de home care – que é o atendimento hospitalar dentro de casa – com respirador. No entanto, segundo a dona de casa, a UTI domiciliar para o filho foi negada pelo plano de saúde.

Como Arthur não se movimenta, a família está organizando uma feijoada para arrecadar cerca de R$ 8,6 mil e, assim, comprar uma cadeira de rodas especial para ele. O menino, que vive acamado, não tem o controle das pernas, dos braços e nem da cabeça. Ele se alimenta por sonda gástrica e respira por traqueostomia.

Até agosto do ano passado, Arthur não precisava utilizar oxigênio. Porém, após ter de passar por uma traqueostomia, o menino teve uma piora no quadro respiratório e passou a precisar de oxigênio de uso contínuo. Ainda assim só o oxigênio não está sendo suficiente, por isso ele precisa de um respirador.

Ao Diário do Estado, Lorena Ribeiro autorizou a publicação de seu telefone, que também é WhatsApp, para quem queira entrar em contato e ajudar a família de alguma forma. O número é: (62) 999441552.

Para doações, está disponível a conta bancária:

Banco: Caixa Econômica

Agência: 1237

Operação: 013

Conta: 00005209-8

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp