Press "Enter" to skip to content

A raça e a graça de ser mãe em pleno período da adolescência

Última atualização 04/05/2022 | 16:39

Pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), feita em 2010 em todo o mundo, revela que 300 mil crianças nascem de mães com idade entre 12 e 17 anos no Brasil. No mundo todo; 7,3 milhões de mulheres na adolescência se tornam mães a cada ano, sendo que 2 milhões são menores de 15 anos. Uma das conclusões da pesquisa é a de que a maioria das mães adolescentes acaba abandonando os estudos, o que aumenta o risco de desemprego e de dependência econômica dos familiares.

A estudante Sophia Bonatti, de 18 anos, foi mãe aos 17 anos. Ela desafia as estatísticas e continua os estudos, devendo concluir o último ano do Ensino Médio este ano. Ela quer cursar Direito e investir na área de beleza, trabalhando com unhas de fibra. “Hoje minha maior preocupação é dar estudo, saúde e alimentação de qualidade para o meu filho”.

Sophia tomava anticoncepcionais, mas com três meses de namoro descobriu que havia engravidado. “Foi complicado. Tive de entender todo o processo, o que estava acontecendo. Minha mãe demorou a cair a ficha, mas acabou aceitando e me apoiando. Com o meu pai, foi a mesma coisa”.

Ela ainda viveu com o pai da criança até o 5º mês de gravidez, mas as brigas eram constantes por causa do estresse da gestação e das mudanças que ela provoca. “Resolvi terminar e ser mãe solo”. Ela conta que o pai do menino procura pouco o filho e acha isso ruim para o bebê, que vai crescer sem a referência da presença masculina. André Luiz está com 8 meses.