Press "Enter" to skip to content

Mães de alunos denunciam falta de transporte escolar em Britânia

Última atualização 17/08/2023 | 17:29

Mães de alunos da rede municipal de Britânia, localizada na região oeste do estado, denunciaram que os filhos delas não comparecem à escola há três semanas, pois a prefeitura não está enviando ônibus para o transportes dos estudantes que residem na zona rural.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), os alunos estão matriculados em uma escola de Britânia, porém moram no município de Jussara, na região noroeste. Uma das mães dos alunos relatou que já tem mais de três semanas que o transporte escolar não está indo buscar os estudantes na rota. Já outra lamentou que as crianças estão sendo prejudicadas por estar perdendo os conteúdos.

A secretária municipal de educação de Britânia, Maria do Disterro dos Santos, declarou que as rotas de transporte escolar de Brasília e Jurumirim estavam sem motoristas, mas que o problema já foi resolvido na tarde desta quarta-feira, 16, dando a entender que a rota do transporte escolar voltaria a funcionar a partir desta quinta-feira, 17.

A secretária destacou, ainda, que os alunos não ficarão atrasados em relação ao conteúdo ministrado em sala de aula, pois, os pais que entraram em contato com as escolas receberam o conteúdo para ser estudado em casa.

Nota de esclarecimento

“As rotas do Transporte Escolar: BRASÍLIA que tem um percurso de 210 km por dia e da JURUMIRIM que tem um percurso de 260 km por dia, ambas localizadas no município de Jussara, mas realizadas o transporte dos alunos pelo o município de Britânia, pois devido a qualidade do ensino ofertado atraem o interesse do país, encontram-se sem motoristas. A mão de obra está em falta na região para todos os setores, devido a oferta de trabalho ocasionadas por instalações de grandes empresas.

A Prefeitura Municipal de Britânia realizou concurso público 001/22 para provimento de cargos efetivos de motoristas, fazendo a primeira convocação em 10/07/23 e também já convocou o cadastro reserva no dia 11/08/23. Em julho também foi realizado o Processo Seletivo 001/23 para contratação de motoristas por tempo indeterminado até os convocados do concurso tomarem posse, todos os motoristas que realizaram o processo seletivo foram convocados, porém por esta mão de obra estar em falta no mercado as vagas ainda não foram preenchidas.

Haviam 13 vagas para o concurso, destas, 4 ao tomarem conhecimento da dificuldade das rotas pediram o desligamento do concurso, 3 pediram prorrogação de tempo para tomarem posse e estão dentro do prazo legal. Do processo seletivo, após a convocação somente 4 apareceram para tomar posse.

A Prefeitura Municipal de Britânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue procurando estes profissionais para ocupar as vagas existentes, realizando inclusive contratação emergencial dada a gravidade da situação.”