Press "Enter" to skip to content

Mães de Goiás deve chegar a 100 mil mulheres beneficiadas até o final de março

Última atualização 02/03/2022 | 07:02

Um dos principais programas sociais do estado, o Mães de Goiás prevê que 100 mil mulheres com filhos de até seis anos e em situação de vulnerabilidade social recebam os cartões que asseguram o valor de R$ 250 mensais até o final de março. Mais à frente, quando atingir alcance máximo, atendendo os 246 municípios goianos, o investimento será da casa dos R$ 25 milhões/mês.

Cerca de 80 mil benefícios já foram distribuídos desde a implementação do programa, em setembro de 2021. Considerando apenas o mês de fevereiro, o total de cartões entregues pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS), foi superior aos 18 mil.

“O propósito é dar às crianças condições para desenvolverem a sua capacidade cognitiva, numa fase onde essa habilidade está em formação, para chegarem à escola bem preparadas para o aprendizado. Com esse recurso, as mães garantem que seus filhos tenham alimentação adequada para que cresçam com saúde”, disse o governador Ronaldo Caiado.

Ao receberem o cartão, as mulheres são orientadas a fazer o desbloqueio e já passam a contar com o recurso. Com ele, é possível comprar alimentos e medicamentos em supermercados e outros estabelecimentos credenciados pela GoiásFomento nas cidades onde vivem. É, ao mesmo tempo, um socorro para quem precisa de dinheiro e um estímulo ao comércio local.

Jarina Firmino Diniz, de Aparecida de Goiânia, destacou as dificuldades trazidas pela pandemia e como o valor depositado no cartão vai ajudar neste momento. “Estava passando necessidades e o cartão veio na melhor hora”, comentou a mãe de dois filhos. Alana Silva, de Trindade, Região Metropolitana de Goiânia, é mãe de uma criança de dois anos. Ela está aliviada por contar com o valor todo mês. “Vai melhorar muito a alimentação lá em casa”, avaliou.