O Mães de Goiás é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A iniciativa garantirá R$ 250 por mês a famílias em vulnerabilidade social. O auxílio será destinado a mulheres com filhos de 0 a 6 anos de idade e que esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
O benefício será concedido às mães, desde que os filhos com idade escolar estejam matriculados em alguma rede de ensino e com a carteira de vacinação atualizada.
A expectativa é atender cerca de 100 mil mulheres em todo estado. Está sendo investido mais de R$ 219 milhões, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás, o Protege Goiás.
Inscrições para o Mães de Goiás
De acordo com o edital, não há nenhum local para fazer as inscrições para o programa. Quem fará os cadastros é o próprio Governo Estadual usando as informações com base no CadÚnico.
Para consultar a liberação do benefício, as mães devem entrar no site do Mães de Goiás, e verificar se o nome está na lista.
A entrega dos cartões está sendo divulgada pelo Governo. Hoje (28), por exemplo, as mães das cidades de Novo Gama, Caldas Novas e Catalão, receberam o benefício.
O Governo orienta que novas cidades serão incluídas todos os meses, até que os 246 municípios goianos sejam beneficiados.
Duração do benefício
O período de permanência no Mães de Goiás será de 12 meses, e poderá ser prorrogado até 36 meses, desde que as mães cumpram os compromissos assumidos no ato de adesão.
Para a prorrogação, as beneficiárias devem aderir aos cursos de capacitação profissional oferecidos, participar de reuniões socioeducativas, quando solicitado, e, caso gestante, realizar todos os exames relativos ao pré-natal.