Maguito tem reunião com empresários do trade turístico de Goiânia

Nesta quarta-feira, 23, o  pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, se reuniu com representantes do Conselho Empresarial de Turismo de Goiás (Cetur-GO), que mostraram as reivindicações do setor para a capital, como a redução da carta tributária, concessão de crédito subsidiado, efetivação do programa Evento Fácil, reestruturação de parques e a revitalização do Centro de Goiânia, e a possibilidade de indicarem o futuro secretaria municipal para atuar na área. Participaram da reunião os presidentes e representantes da Cetur-GO, da Fecomércio-GO, do Sindtur-GO, do Goiânia Convention & Visitors Bureau, da ABAV-GO, da Abih-GO, do Centro de Convenções de Goiânia, da Abrasel-GO e do Sindibares-GO.

O presidente do Sindtur-GO, Ricardo Rodrigues, declarou que a capital funciona como porta de entrada para o turismo de negócios/eventos e religioso em Goiás. “Precisamos explorar isso no Brasil, para captarmos mais oportunidades e trazermos mais turistas, por meio de incentivos fiscais ao segmento de turismo e eventos.”, disse. Ricardo Rodrigues defendeu ainda a efetivação do sistema Evento Fácil, em desenvolvimento na Prefeitura de Goiânia e a redução ISS de 5% para 2% cobrado das empresas de turismo da capital.

Eliane Ritter, gerente de contratos do Centro de Convenções de Goiânia,  defende que a alíquota do ISS cobrado em ingressos de eventos na capital, especialmente de congressos, é uma das mais caras no país. “Isso prejudica muito quando trabalhamos para a captação de grandes eventos”, relata. Ritter explica que mesmo fechado desde o início da pandemia da Covid-19, o estabelecimento tem despesa fixa de R$ 150 mil por mês, pedindo a retomada, com urgencia, das atividades turísticas e de eventos em Goiânia.

Foi reivindicado pelas entidades representativas do setor hoteleiro (ABIH-GO e SIHGO), além da redução da alíquota do ISS, a revitalização do Centro de Goiânia, valorizando a arquitetura Art Déco, a retomada da “Linha Turística” em algumas linhas do transporte coletivo e melhoria na sinalização turística na capital. 

O presidente do Sindibares-GO, Newton Pereira, acrescentou a idéia de destinar 10% da arrecadação do IPTU por empresas cadastradas no Cadastur para auxiliar ações de captação de eventos, feiras e congressos para a capital, além de permitir para as empresas associadas a obtenção do Alvará Fácil.

“O trade turístico representa um segmento econômico muito importante para Goiânia, não apenas pelos investimentos que realiza, pelos empregos e renda que gera, mas também por ações sociais que desenvolve. São diversos segmentos envolvidos, responsáveis pela geração de milhares de postos de trabalho e também por boa parte da arrecadação municipal. Todas as reivindicações apresentadas são justas e, juntamente com a minha equipe, vamos estudar a melhor forma para incluir a maior parte delas no nosso plano de governo”, destacou Maguito Vilela. 

O pré-candidato declarou que a atual gestão ,do prefeito Iris Rezende (MDB), tem realizado investimentos importantes em Goiânia, como o maior volume de obras realizado na história da cidade,que podem gerar lucros ao turismo a longo prazo. “Eleito prefeito, vamos começar a trabalhar no dia seguinte da eleição, em total sintonia com a equipe do prefeito Iris Rezende e em parceria com o setor produtivo, para que possamos juntos avançar ainda mais em projetos e ações que permitam um maior desenvolvimento do nosso turismo na capital e proporcionar maior geração de empregos”, conclui Maguito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos