Maiara e Maraísa são impedidas pela Justiça de utilizar ‘As Patroas’

Maiara e Maraísa são impedidas pela Justiça de utilizar ‘As Patroas’

A dupla Maiara e Maraísa e o escritório WorkShow, que cuida da carreira das sertanejas, assim como da já falecida Marília Mendonça, estão impedidos pela Justiça de utilizar a marca ”A Patroa”, seja no singular ou plural. Uma liminar determinou que qualquer utilização da marca, seja em publicidades, eventos, por meio físico ou virtual, ocorrerá em multa de R$ 100 mil por utilização.

A decisão foi proferida no dia 8 de junho, pelo juiz substituto Argemiro de Azevedo Dutra, da 2ª Vara Empresarial de Salvador, na Bahia.

Determinação ocorreu após a cantora baiana Daisy Soares ter sido reconhecida com proprietária da marca. Ela alega que se apresenta como ‘A Patroa’ desde 2013, e que as sertanejas estariam fazendo uso indevido. A artista ainda explicou que tem a mesma proposta artística das cantoras nacionalmente conhecidas, levantando a bandeira de defesa ao poder feminino e conquistas da mulher.

Cantora alegou que utiliza a marca desde 2013. (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela ainda apontou que é fácil identificar sua mensagem proposta com a utilização ‘A Patroa’ desde seu primeiro show, em 2014. Com o sucesso da marca, a Daisy conseguiu junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro da marca em 2017, sendo a legítima titular.

Reuniões com as cantoras e empresários

A baiana revela na ação que soube que Wander Oliveira, empresário de Marília Mendonça, fez um pedido ao INPI para registrar a marca ‘Patroas” nas mesmas especificações da dela. Ela conta que tentou entrar em contato, mas o empresário teria explicado que usaria apenas para uma festa. Porém, o projeto foi ganhando proporção maior.

Diversas reuniões foram realizadas com os advogados da Workshow, e também com as cantoras. A baiana aponta que não conseguiu um acordo amigável e precisou entrar na Justiça.

Daisy conseguiu antecipar a tutela, ou seja, conquistou o direito total da marca antes do fim do processo por conta de danos ou riscos. O juiz da Bahia alegou que a cantora conseguiu comprovar, por meio de documentos, que era proprietária da marca.

Apesar da tutela e proibição do uso de ‘As Patroas’, Maiara e Maraisa e a Workshow ainda não sofreram com uma sentença final e definitiva do processo na Justiça, e podem reverter a decisão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mavie e Endrick entram na lista de nomes de bebês mais populares em 2024

Em 2024, dois nomes ganharam destaque na lista dos nomes de bebês mais populares no Brasil: Mavie e Endrick. Mavie, o nome escolhido por Neymar e Bruna Biancardi para sua filha, virou uma tendência entre as bebês nascidas este ano. Anteriormente, menos de cinco pais e mães haviam optado por este nome de origem francesa, que significa “minha vida”. No entanto, em 2024, o nome Mavie registrou um aumento significativo em sua popularidade, com 300 registros na plataforma Babycenter.

Outro nome que entrou na lista é Endrick, inspirado no jovem jogador Endrick Felipe Moreira de Sousa, que tem ganhado reconhecimento no futebol brasileiro. Até o início de 2024, menos de cinco bebês haviam recebido este nome, mas agora são mais de 300 registros, indicando uma mudança marcante na preferência dos pais. O nome, de origem alemã, aparece em 85º lugar na lista.

A lista dos 100 nomes de bebês mais populares de 2024 também inclui outros nomes notáveis, como Ravi, no segundo lugar de nomes masculinos mais registrados. O nome só perde lugar para Miguel, que ficou em primeiro lugar.

Veja os nomes masculinos mais registrados:

  1. Miguel
  2. Ravi
  3. Théo
  4. Gael
  5. Noah
  6. Arthur
  7. Davi
  8. Anthony
  9. Heitor
  10. Samuel

Já no ranking feminino, Helena aparece como o nome mais registrado pela 7ª vez consecutiva. Os nomes das filhas de Virginia Fonseca e Zé Felipe perderam espaço neste, mesmo fazendo parte do top 5 nos últimos dois anos. Em 2023, Maria Alice entrou no 5º lugar e Maria Flor estreou em 63º. No entanto, em 2024, os nomes caíram, respectivamente, 10 e 15 posições.

Já os nomes Serena (71º) e Luna (18º) subiram na lista em comparação aos anos anteriores.

Veja os nomes femininos mais registrados:

  1. Helena
  2. Cecília
  3. Maitê
  4. Laura
  5. Alice
  6. Isabella
  7. Sophia
  8. Aurora
  9. Ayla
  10. Heloísa

A pesquisa analisou mais de 250 mil nomes registrados no Babycenter entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos