Press "Enter" to skip to content

Maio Amarelo: Motos são as maiores infratoras

Participando ainda do calendário de ações relativas ao Maio Amarelo, mês de conscientização de atitudes no trânsito, a Polícia Rodoviária Federal realiza um ação em conjunto a Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), nesta quinta-feira (27), com ações educativas e fiscalizadoras na BR 153, km 509, na região metropolitana de Goiânia.

A ação será feita por motociclistas da PRF, que darão atenção principalmente aos condutores de motocicletas, que estão cada dia mais presentes e frágeis no trânsito. Além de terem condutores sem habilitações ou está dirigindo com ela mesmo vencida, a documentação irregular do veículo também é frequente em motocicletas abordadas diariamente. Veículos em mau estado de conservação, sem retrovisor, com defeito no sistema de iluminação, pneus lisos, capacete utilizado de forma inadequada e condução da moto sem atenção são algumas das infrações flagradas rotineiramente nas rodovias federais.

Em análise aos dois últimos anos (2019 e 2020), é possível ver que motociclistas estiveram envolvidos em 1.384 acidentes nas BRs que cortam o Estado de Goiás, sendo que 1.744 ficaram feridas e 91 perderam a vida. A falta de atenção é a principal causa dos acidentes que, na maioria das vezes, foram causados por colisão traseira.

Durante a semana passada, em uma operação da PRF no comando BR 060, em Rio Verde, em três horas foram fiscalizadas 86 motocicleta entre elas, 45 foram apreendidas e mais de uma centena com infrações anotadas.

Sempre é ressaltado a importância do condutor observar não apenas as regras de trânsito durante a condução mas também a manutenção e conservação adequada do veículo para que possa garantir a segurança de todos que utilizam a via.