Após dois anos passando por uma reconstrução, o Terminal Isidória volta a funcionar na madrugada desta terça-feira, 26. O local foi entregue oficialmente nesta segunda-feira, 25, com a promessa de ser o modal de integração de um corredor de linhas de ônibus do sentido norte-sul do futuro sistema BRT, que deve contar com 82 veículos biarticulados e 30 convencionais.
As cinco plataformas do terminal no Setor Pedro Ludovico, na região Sul de Goiânia, devem receber cerca de 1,5 milhão de passageiros por mês sempre das 5h às 23h30. Por enquanto, 22 linhas terão rota pelo espaço: 2, 6, 7, 9, 14, 15, 20, 25, 183, 185, 198, 203, 565, 568, 612, 616, 650, 651, 660, 919, 920 e 934. A estrutura servirá de modelo para outras estações do transporte coletivo municipal, como a Rodoviária e a Perimetral.
O Terminal Isidória, que é o segundo maior de embarque e desembarque da Região Metropolitana de Goiânia, ficou três vezes maior e ficou mais moderno com a oferta de wi-fi gratuito. Além disso, foram instaladas câmeras de segurança para videomonitoramento em tempo real pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) durante 24 horas.
O evento de lançamento do espaço teve a participação de autoridades municipais, como o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e nacionais, a exemplo do ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e do diretor da Polícia Rodoviária Federal, Vinícius Fleury.
“A prefeitura investe mais de R$ 70 milhões por ano para implementar mudanças estruturais no sistema e encaminhar soluções definitivas para problemas históricos. Lançamos, por exemplo, o Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador, que permitem integração entre linhas e redução de custos”, destacou o prefeito. A obra custou R$ 19,5 milhões aos cofres públicos.