Press "Enter" to skip to content

Maior iceberg do mundo se solta de bloco na Antártida

Última atualização 20/05/2021 | 11:39

O maior iceberg do mundo se desprendeu de uma plataforma de gelo na Antártica, no Hemisfério Sul, segundo anuncio feito pela Agência Espacial Europeia (ESA), com base na imagem de satélite do programa europeu Copernicus. O bloco de gelo foi batizado como A-76.

O iceberg tem cerca de 170km de comprimento por 25km de largura e uma área total de 4.320 km² e está na deriva do Mar de Weddell, segundo comunicado da agência feito nesta quarta-feira (19). O iceberg tem uma área três vezes maior que a cidade de São Paulo, que tem a área de 1.521 km². O Mar de Weddell, onde o iceberg deriva, é uma porção do oceano que fica abaixo da América do Sul.

Anteriormente, o maior iceberg do mundo era o nomeado A-234, que tinha uma área de 3.380km², que também deriva no Mar de Weddell, segundo o ES.

A plataforma a qual o A-76 se desprendeu tem o nome de Ronne e se localiza próxima da base da Península Antártica, uma das maiores plataformas de gelo flutuantes que se conectam com a massa terrestre do continente e se estendem a áreas em entorno.