Press "Enter" to skip to content

Maior parte dos usuários de internet não checa veracidade de notícias

Última atualização 25/05/2023 | 14:07

Apesar do risco causado por notícias falsas, somente 37% dos brasileiros checou  veracidade das informações divulgadas no Whatsapp, Facebook ou Instagram no ano passado. Uma pesquisa revelou que a maior parte das pessoas que não costuma usar a própria internet tem baixa escolaridade, menor renda e é mais velha.

 

“São pessoas que usam o celular com um aparelho simples, com conectividade limitada. E por isso estão mais sujeitas a riscos e a danos”, explica  um dos coordenadores da pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Fabio Storino.

 

De acordo com ele, uma das explicações para as pessoas não conferirem as informações pode ser a qualidade da conexão da internet. A  falta de habilidades digitais também é apontada como hipótese.

 

O levantamento da TIC Domicílios apontou que o celular se tornou a única fonte de acesso à internet para 62% dos entrevistados, especialmente para os mais pobres. Atualmente, 149 milhões de brasileiros fazem uso da rede mundial de computadores. 

 

A pesquisa foi realizada no ano passado com 20.688 pessoas acima de dez anos no período entre junho e outubro em 23.292 domicílios.

 

Perfil dos usuários que não checam notícias

 

-66% dos que têm Ensino Fundamental completo 

-64% dos que recebem até um salário mínimo 

-73% tem mais de 60 anos

Fonte: TIC Domicílios/CGI.br