Press "Enter" to skip to content

Maioria dos prefeitos goianos apoia medidas propostas por Temer

Última atualização 14/12/2017 | 17:36

A maioria dos prefeitos goianos apoia a reforma da Previdência. A afirmação é do presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). Segundo ele, a justificativa é  de que ela é necessária para o bem da economia. Eles pleiteiam o aumento de um por cento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro do ano que vem. A matéria já passou no Senado e agora vai para votação na Câmara Federal.
O apoio dos prefeitos está ligada ainda ao anúncio de liberação de R$ 2 bilhões do governo federal para auxiliar os municípios no fechamento das contas deste ano. Os gestores esperam que os recursos sejam liberados em dezembro, sendo este, um pedido requerido pela AGM.
Temer fez um apelo aos prefeitos para que ajudem no convencimento da população e dos parlamentares sobre a aprovação da reforma da Previdência, o presidente afirmou que há muita desinformação sobre a proposta e que os parlamentares precisam ter conhecimento do apoio da população além de os deputados e senadores serem mais próximos dos prefeitos.

O presidente ressaltou que a reforma beneficia muito mais os municípios, já que precisam aumentar a economia em seus orçamentos. Alertando que se a reforma não for aprovada agora, no futuro terão que ser efetivadas medidas mais radicais, para evitar cortes nos vencimentos de aposentados, como ocorreu em alguns países da Europa.

“Quem está no legislativo deve ecoar a vontade da sociedade. Em primeiro lugar, para que este eco se dê nestas casas legislativas, é preciso esclarecer o que é hoje a reforma da Previdência. Ela não prejudica praticamente ninguém, trabalhador rural está fora, benefício de prestação continuada está fora”, afirma Temer.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) confirmou que o relatório da proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência será lido no plenário hoje e em seguida os deputados poderão começar os debates. Há expectativa para que a votação se inicie semana que vem.
Os representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Associações e Federações Estaduais e prefeitos participaram ontem de uma cerimônia  no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer (PMDB). além dos gestores terem levado ao presidente demandas consideradas prioritários para os municípios, problemas relacionados aos programas federais executados pelas prefeituras e liberação de apoio financeiro.

Joyce Cristina (Com informações da Agência Brasil)