Press "Enter" to skip to content

Maioria dos refugiados no Brasil é composta por venezuelanos

Última atualização 04/01/2024 | 11:55

Até o último mês de novembro, o Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), aprovou mais de 117 mil pedidos de refúgio para estrangeiros no Brasil. Entre as nacionalidades com maior número de pedidos de refúgio estão venezuelanos, haitianos e cubanos. 

A Venezuela apresenta o maior número de pedidos, sendo mais de 96 mil solicitações. Ainda há os pedidos em processamento no Comitê, entre os quais os venezuelanos também são maioria. 

Tais números são explicados não somente pela crise econômica vivida pela Venezuela, bem como pela ameaça do governo venezuelano em invadir a Guiana para reivindicar um território do país vizinho, Essequibo. O governo venezuelano propôs uma lei para declarar a criação de um Estado no território, “Guiana Essequiba”, como um estado venezuelano. 

Total de refugiados no Brasil

No total divulgado pelo Comitê, são mais de 710 mil pessoas em necessidade de proteção internacional vivendo no Brasil. Elas são naturais de 163 nacionalidades diferentes ao redor do mundo. Dessas mais de 710 mil, apenas 134 mil já são reconhecidas como refugiadas no País. 

Fora os países latinos já citados e a Colômbia , outras nacionalidades cujos refugiados estão no Brasil são Angola, Afeganistão, Síria, Líbano, República Democrática do Congo, China, Nepal, Ucrânia, Índia, Nigéria e Marrocos. A maior parte dos motivos de reconhecimento dado pelo Comitê Nacional para Refugiados é a grave violação de direitos humanos e opiniões políticas.