Press "Enter" to skip to content

Mais da metade da população brasileira aprova o trabalho de Lula na presidência

Última atualização 25/10/2023 | 13:05

Mais da metade da população brasileira aprova o trabalho que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. É o que aponta o mais recente levantamento do Instituto Quaest/Genial Investimentos. Apesar da redução em relação a levantamento de agosto, quando 60% aprovava o trabalho do chefe do Poder Executivo, há ainda 54% das pessoas entrevistadas que aprovam o trabalho do Presidente Lula.

A maior taxa de aprovação do trabalho conduzido pelo atual presidente é registrada na região Nordeste, com 68% dos entrevistados, e a menor, na região Sudeste, com 49% de aprovação, seguida da região Sul com 50% das pessoas que aprovam o trabalho realizado por Lula. No Centro-Oeste e Norte, 46% aprovam juntos o trabalho do Poder Executivo. Por gênero, o trabalho do chefe do Executivo é aprovado mais pelas mulheres, 55%, do que pelos homens, com 53%.

Avaliação geral do Governo Lula

Quanto à avaliação geral do Governo Lula, a maior índice é positivo de 38%, regular e negativo ficam empatados em 29%, e 4% não responderam ou não sabem. Discriminando por regiões no Brasil, a avaliação geral do atual governo é mais positiva na região Nordeste, com 48% de avaliação positiva. A menor avaliação positiva foi registrada nas regiões Centro-Oeste e Norte, juntas, e também na região Sudeste, com 34%. Na região Sul, 35% dos entrevistados aprovam o Governo Lula.

Considerando o sexo dos entrevistados, a avaliação positiva do Governo Lula é, também, maior entre elas, com 40%, contra 27% das mulheres que avaliam como negativo o atual governo. Já entre os homens, a avaliação positiva ocorre entre 35%, contra 32% que avaliam negativamente. Quando a avaliação do Governo Lula é discriminada por idade, a avaliação positiva é maior entre pessoas com 60 anos ou mais, são 45% dos entrevistados nessa faixa etária.

Entre os jovens entre 16 e 34 anos, a avaliação é positiva para 33% e, entre 35 e 59 anos, é positiva para 38% dos entrevistados. Comparando o Governo Lula com seu antecessor, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, quase a metade avalia como melhor. São 47% dos entrevistados que consideram o atual governo melhor que o anterior, contra 38% que acham pior e 10% que acham igual.

Como é feita a pesquisa?

Essa foi a quinta rodada de pesquisa avaliando o governo Lula e toda sua conjuntura, realizada pelo Instituto Quaest/Genial Investimentos. A pesquisa é feita em 120 municípios, entre 19 a 22 de outubro, sorteados com base na quantidade de pessoas com mais de 16 anos, nos quais é fixado um número de entrevistados. As respostas foram dadas por entrevistas face a face com aplicação de questionários estruturados.