Press "Enter" to skip to content

Mais da metade dos brasileiros tem intenção de mudar de emprego

Última atualização 20/01/2024 | 13:45

Está pensando em mudar de emprego em 2024? Saiba que você não está sozinho. Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 64% dos trabalhadores brasileiros desejam mudar de emprego, mas permanecendo em sua área de atuação. Em contrapartida, os demais 36% pretendem mudar para um novo campo de atuação. 

Apesar disso, o Índice aponta também que 68,7% dos profissionais empregados acreditam que conseguir um trabalho hoje está mais difícil ou muito difícil. Com isso, os respondentes afirmam que, em 2024, têm pretensão de focar em desenvolvimento contínuo de habilidades e aprendizado, crescimento financeiro e estabilidade, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e avanço na carreira e promoções. Já entre os profissionais desempregados, 69,7% disseram que conseguir trabalho atualmente está difícil ou muito difícil.

Taxa de desemprego entre profissionais qualificados

Mesmo com toda dificuldade apontada pelos profissionais que estão desempregados, o Índice de Confiança Robert Half revela que a taxa de desemprego dos profissionais qualificados reduziu ou se manteve estável no terceiro trimestre de 2023. 

Entre as regiões brasileiras, o Centro-Oeste foi a que teve a maior redução do segundo para o terceiro trimestre do ano passado, caindo de 3,1% para 2,5%. Em seguida, a maior redução da taxa de desemprego de profissionais qualificados no mesmo período foi observada na região sudeste, que saiu de 4,2%, no segundo trimestre, para 3,6%, no terceiro.