Mais de 10% dos estudantes de Goiás tiraram acima de 900 na redação do Enem 2023

Mais de 10% dos estudantes da rede estadual de Goiás tiraram notas acima de 900 na redação do Enem 2023

Mais de 10% dos estudantes da rede estadual de Educação de Goiás tiraram notas acima de 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Os resultados, que foram divulgados na última terça-feira, 16, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentaram grande avanço na Educação pública estadual. O Estado também atingiu 100% no número de inscritos e, conquistou, com 72,2%, o segundo lugar na classificação a nível nacional de participação dos estudantes concluintes do Ensino Médio no exame.

Os dados de avanço na aprendizagem foram apresentados pela diretora de política educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Patrícia Coutinho. Segundo ela, “recuperamos e avançamos nos resultados da educação goiana. O impacto vem sendo considerado desde os resultados do Saego (Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás) e, agora, com esse grande número de alunos com notas acima de 900 no Enem”, explica a diretora.

A superintendente do Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, destacou também que, nesse último ano, o Estado mostrou um crescimento exponencial tanto nos resultados, quanto no interesse dos estudantes em realizar o exame. Ela afirma que as ações de incentivo da secretaria de Educação contribuíram para o avanço no aprendizado dos jovens, que foi notado por meio dos resultados obtidos nas avaliações externas.

Melhores notas do Enem 2023

Com a nota de 980 na Redação do Enem, a estudante Yasmin Lourena Brito, que acabou de concluir a 3° série do Ensino Médio no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Doutor Pedro Ludovico, de Quirinópolis, ficou extremamente feliz com o resultado. Para a jovem, que deseja cursar Medicina em uma universidade pública, alcançar a nota significa que a realização do sonho está cada vez mais próxima. “Sem dúvidas, esse resultado representa muito para mim. Medicina é um curso concorrido e não é fácil fazer o Enem, então, tirar uma nota quase máxima, já é motivo de muito orgulho para minha família”, comemora Yasmin.

O jovem Arthur Batista Gonzaga, concluinte da 3° série do Ensino Médio no Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, do município de Mineiros, também recebeu a nota de 980 na Redação. Segundo ele, a unidade escolar sempre investiu no desenvolvimento dos alunos, por meio de palestras, aulões e capacitação de professores instruídos. Para o estudante, que sempre frequentou escolas públicas, o resultado obtido no Enem representa uma sensação de alívio e de dever cumprido. “Sempre procurei absorver e aplicar ao máximo os ensinamentos passados em sala de aula e fico feliz em perceber que os frutos dos projetos voltados para nós, alunos, deram resultado”, conta.

Outro exemplo de bom desempenho no Enem é o da Gabriela Brandão, ex-aluna do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Jandira Bretas Quinan, de Vianópolis. Desde 2020, a jovem se prepara intensamente para realizar o Enem e, segundo ela, ter concluído o Ensino Médio em uma escola de tempo integral, a fez dedicar ainda mais aos estudos. Na 3° série, Gabriela se dedicou a melhorar a escrita. A jovem destacou que sempre recebeu muito apoio dos professores e da unidade escolar e isso foi um ponto positivo em sua jornada acadêmica. “Sempre tive uma facilidade em estudar, sei que não é assim para todo mundo, mas estudar nunca foi um peso para mim. Eu realmente amo aprender e estou muito satisfeita com o meu resultado”, afirma.

Preparação dos estudantes

No Colégio Estadual Jardim Vila Boa, em Goiânia, mais de 19 estudantes do Ensino Médio tiraram notas acima de 900 no Enem 2023. Segundo a coordenadora pedagógica, Elines Guimarães, o que possibilitou alcançar os bons resultados foi o “processo intenso de preparação para o exame”, que começa desde a organização dos horários das aulas de redação, na 1ª série, até o planejamento dos aulões semanais específicos para cada área de conhecimento, que ocorre na 3ª série. Para a coordenadora, as notas altas representam o acesso dos alunos a cursos que antes eram destinados a grupos etilizados. “Enquanto educadora, me sinto realizada por oportunizar meios de ascensão e inserção desses jovens”, declara.

Incentivos da rede estadual de Educação

Segundo a diretora pedagógica da Seduc, Alessandra Almeida, a rede estadual de Educação promoveu o apoio e a preparação dos estudantes para o Enem 2023 por meio de ações como recomposição da aprendizagem, formação de profissionais, aulas de reforço, criação de projetos e materiais com orientações voltadas para o exame. Entre as ações desenvolvidas está o projeto ‘Revisa Goiás’, o ‘Goiás Bem no Enem’, a mobilização do ‘Dia D’ para inscrições e pedidos de isenção, além da criação do projeto voltado especialmente para a produção de texto, que é o ‘Redação Nota Mil’. O projeto possibilita que professores e estudantes trabalhem com propostas de escrita, seguindo as temáticas da atualidade, que são enviadas mensalmente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos