Mais de 100 mil raios já caíram sobre Goiás só em fevereiro

Fevereiro ainda não terminou e Goiás já registrou mais de 100 mil raios no mês, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Apesar do número expressivo, o gerente do órgão afirma que está dentro da normalidade. André Amorim explica que o fenômeno é comum durante o verão brasileiro e se dá por causa das nuvens de tempestade que se formam neste período.

“Especialmente no verão, nós temos a formação de nuvens que chamamos de ‘Cumulonimbus’ (nuvens de tempestade). Toda vez que se formam essas nuvens, elas são acompanhadas de rajadas de ventos e raios. Então, nós temos realmente uma grande quantidade de raios aqui no estado de Goiás”, explicou André Amorim.

Ainda de acordo com a Cimehgo, no Brasil a média de raios anual é de mais de 70 milhões. Já em Goiás, ela é 5 milhões. Neste ano, os municípios da região Norte do estado foram os que mais registraram descargas elétricas.

Fenômeno é extremamente perigoso e requer alguns cuidados.

“É muito bonito de se ver e de se observar, mas implica em bastante cuidado, porque já tivemos vários acidentes, infelizmente com mortos, porque os raios são extremamente perigosos. Na iminência de uma tempestade, é importante, com chuva ou sem chuva, procurar um local seguro e evitar usar eletroeletrônicos, especialmente celulares ligados à tomada”, disse.

Relembre um caso

Em dezembro do ano passado, uma descarga elétrica causou a morte de 12 vacas e cinco bezerros na zona rural de Jataí, município localizado na região Sudoeste de Goiás, a 292.88 km de Goiânia. O fato ocorreu após queda de um raio durante forte chuva na região.

O gato estava no pasto quando um raio atingiu uma árvore. Por estarem próximos do local, os animais sofreram uma descarga elétrica.

Gado morto após raio cair em árvore, em Jataí.

Previsão do tempo

De acordo com a Cimehgo, a previsão é de mais chuva nesta semana em todo o estado. A expectativa é de maiores volumes de água nas regiões Sul e Sudeste de Goiás. No entanto, o corredor de umidade, formado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde força nesta terça-feira (22), deixando o tempo mais firme em algumas regiões.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos