Última atualização 21/02/2022 | 17:24
Fevereiro ainda não terminou e Goiás já registrou mais de 100 mil raios no mês, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Apesar do número expressivo, o gerente do órgão afirma que está dentro da normalidade. André Amorim explica que o fenômeno é comum durante o verão brasileiro e se dá por causa das nuvens de tempestade que se formam neste período.
“Especialmente no verão, nós temos a formação de nuvens que chamamos de ‘Cumulonimbus’ (nuvens de tempestade). Toda vez que se formam essas nuvens, elas são acompanhadas de rajadas de ventos e raios. Então, nós temos realmente uma grande quantidade de raios aqui no estado de Goiás”, explicou André Amorim.
Ainda de acordo com a Cimehgo, no Brasil a média de raios anual é de mais de 70 milhões. Já em Goiás, ela é 5 milhões. Neste ano, os municípios da região Norte do estado foram os que mais registraram descargas elétricas.
Fenômeno é extremamente perigoso e requer alguns cuidados.
“É muito bonito de se ver e de se observar, mas implica em bastante cuidado, porque já tivemos vários acidentes, infelizmente com mortos, porque os raios são extremamente perigosos. Na iminência de uma tempestade, é importante, com chuva ou sem chuva, procurar um local seguro e evitar usar eletroeletrônicos, especialmente celulares ligados à tomada”, disse.
Relembre um caso
Em dezembro do ano passado, uma descarga elétrica causou a morte de 12 vacas e cinco bezerros na zona rural de Jataí, município localizado na região Sudoeste de Goiás, a 292.88 km de Goiânia. O fato ocorreu após queda de um raio durante forte chuva na região.
O gato estava no pasto quando um raio atingiu uma árvore. Por estarem próximos do local, os animais sofreram uma descarga elétrica.
Previsão do tempo
De acordo com a Cimehgo, a previsão é de mais chuva nesta semana em todo o estado. A expectativa é de maiores volumes de água nas regiões Sul e Sudeste de Goiás. No entanto, o corredor de umidade, formado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde força nesta terça-feira (22), deixando o tempo mais firme em algumas regiões.