Mais de 1,3 milhão de brasileiros já podem retirar o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário está sendo disponibilizado para os trabalhadores que nasceram em janeiro e que optou por receber o benefício.

Todos os trabalhadores e contribuintes que nasceram em janeiro, já podem retirar o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O serviço permite ao beneficiado, uma parcela do seu saldo no fundo todos os anos, no mês do aniversário. O limite para o saque vai até o dia 31 de março.

Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 1,3 milhão de trabalhadores terão direito ao saque-aniversário neste mês. Este primeiro grupo também inclui quem contratou a antecipação do saque como linha de crédito, modalidade que permite receber os valores antecipadamente, mas com cobrança de juros.

A Caixa lembra que a migração para o saque-aniversário não é obrigatória. Portanto, quem não fizer a opção, permanece com o saque-rescisão, sistema tradicional, na qual o trabalhador, quando demitido sem justa causa tem o direito ao saque integral de sua conta FGTS, com a multa rescisória.

Como resgatar o saque-aniversário

Para resgatar o dinheiro os beneficiários podem acessar o aplicativo FGTS. No app, o trabalhador pode transferir o dinheiro para qualquer conta em seu nome.

A retirada também pode ser feitas nas casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui, com o Cartão Cidadão, senha e documento de identificação.

Quanto vou receber?

O valor liberado depende do saldo total que o trabalhador tem nas suas contas do FGTS. Poderá ser sacado o valor percentual, acrescido de uma parcela fixa. Veja a tabela abaixo:

O saque-aniversário está sendo disponibilizado para os trabalhadores que nasceram em janeiro e que optou por receber o benefício.
Imagem: Reprodução

Para optar pelo saque-aniversário

Os trabalhadores que fazem aniversário em janeiro e que têm saldo no FGTS podem fazer a adesão ao saque-aniversário até o dia 31 de janeiro. O dinheiro pode ser retirado até o dia 31 de março das contas ativas, referente ao emprego atual, ou inativas, de emprego anteriores.

O saque-aniversário pode ser solicitado em qualquer momento nos canais disponíveis: aplicativo do FGTS, no site da Caixa, no Internet Banking Caixa ou nas agências do banco.

O valor do saque-aniversário do FGTS fica disponível para saque até o último dia útil do segundo mês seguinte ao da aquisição do direito de saque.

Caso o profissional não retire o dinheiro até o prazo, o benefício volta automaticamente para a conta do FGTS. Vale salientar que ao optar pela modalidade, o profissional não tem acesso ao saldo integral do fundo se for demitido sem justa causa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp